Estudar Engenharia no Exterior

Estudar Engenharia no Exterior

Entenda como estudar Engenharia no Exterior e saiba como ingressar em Universidades reconhecidas entre as melhores da América Latina e do Mundo.

O tema do post de hoje é sobre fazer o curso de Engenharia no Exterior. Existem Universidades na Argentina, que além de terem o curso de engenharia reconhecido, é pública, gratuita e sem vestibular. 
 

Qual é o melhor país para estudar Engenharia?

Não podemos negar que existem centenas de Universidades espalhadas pelo mundo com um altíssimo padrão de qualidade acadêmica em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, entre outros... 
 
Mas a grande questão é que nem todos os estudantes possuem de condições financeiras para investir em uma formação internacional em países de primeiro mundo. 
O custo de vida é altíssimo e o investimento de uma formação é grande. 
 
Os custos anuais com a Universidade podem chegar a custar US$ 25 mil a US$ 50 mil, e ainda que você consiga uma bolsa parcial ou integral, o custo de vida com despesas pessoais e acadêmicas também pesam no orçamento da maioria dos estudantes brasileiros.
 
Por isso, a procura por Universidades Argentinas tem crescido. Além de serem excelentes instituições, com importantes acordos e convênios, possuem um bom reconhecimento acadêmico internacional.
 

Como estudar Engenharia no Exterior?

É possível estudar Engenharia em diferentes Universidades da Argentina. Entre as instituições públicas e gratuitas, tem a UBA, UNLP e UNLAM.
 
A UBA em especial tem um grande destaque. A Faculdade de Engenharia da Universidade de Buenos Aires- UBA foi desenvolvida com o objetivo de criar, preservar e transmitir a técnica e a cultura no campo da tecnologia. 
 
É uma das poucas Universidades da América Latina que apresenta uma boa estrutura acadêmica voltada para as Engenharias. 
 

Ingresso sem vestibular

O ingresso nas Universidades Argentinas é sem vestibular e ocorre por meio de um curso de ingresso. Cada Universidade possui suas particularidades quanto ao curso de ingresso, como duração, temas e disciplinas.
 
No caso da UBA, o curso de ingresso é chamado de CBC. A ideia é que esse curso, seja ele intensivo ou extensivo, ofereça os conhecimentos básicos e necessários para iniciar o curso de Engenharia no Exterior.
 
O CBC- Ciclo Básico Comum, que corresponde ao primeiro ano acadêmico, tem como objetivo nivelar os conhecimentos adquiridos pelos alunos no ensino médio e aportar os conhecimentos básicos de matemática e física para iniciar o curso. 
 
A Universidade possui um forte núcleo de investigação científica e de tecnologia juntamente com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Buenos Aires.
 
Com o apoio de Universidades Latino-americanas desenvolvem projetos de investigação e de incentivo para estudantes de graduação avançados e pós-graduados.  

Além disso, a Universidade possui um observatório tecnológico para detectar principalmente as necessidades de inovação tecnológica em empresas e indústrias e um centro de empreendedores para incentivar a criação de empresas de base tecnológica, oferecendo cursos, seminários e conferências de extensão universitária.

Quando falamos de Universidades Argentinas é necessário lembrar do quanto as instituições são destacadas e reconhecidas em todo o mundo devido a sua qualidade e excelência acadêmica. 
A Faculdade de Engenharia da UBA, por exemplo, é a melhor Universidade Argentina e está entre as 50 melhores Faculdades de Engenharia do mundo. 

E mesmo na condição de um estudante estrangeiro, você pode estudar de forma gratuita nas Universidades Argentinas. Serão solicitados alguns documentos que devem ser tramitados na instância brasileira e argentina e ao finalizar o processo, é possível realizar a matrícula.
 

Processo de admissão e matrícula

E para estudar Engenharia no Exterior será necessário reunir alguns documentos e realizar os trâmites solicitados. Todo o processo leva de 4 a 6 meses e deve estar concluído até o período de matrículas da Universidade. 
 
Além do processo de admissão para matrícula, é necessário também realizar o processo migratório para obter o DNI-Documento Nacional de Identidade argentino, a fim de regularizar a sua estadia permanente no país.
 
E por último, a Universidade também exige uma certificação de espanhol nível B2+ Intermediário, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, que pode ser obtido por meio do Serviço Internacional da Língua Espanhola (Siele)-  www.siele.org
 

Confira a oferta acadêmica da Faculdade de Engenharia da UBA:

  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Agrimensura
  • Engenharia de Informática
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Industrial
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Naval e Mecânica
  • Engenharia Química
 

Leia mais:

 

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.
 
cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

QUEM SOMOS

  Atuamos desde 2011 assessorando estudantes brasileiros a ingressarem em Universidades Argentinas. Entre os nossos principais serviços, estão os trâmites de admissão e imigratórios, assim como cursos de espanhol preparatórios.

FALE CONOSCO

Rua Arthur de Azevedo Machado, 1459, Costa Azul, International Trade Center, sala 1603- Salvador/Bahia

Newsletter

Pesquisar