O CBC não é como o vestibular que em casos de reprovação você deve repetir tudo de novo. Saiba qual a pontuação mínima que você deve alcançar e o que acontece caso você reprove alguma matéria.

 

O CBC- Ciclo Básico Comum é o primeiro ano da UBA. Como você já deve saber, na Argentina não tem vestibular e você começa diretamente nesse primeiro ano chamado de CBC, que tem como objetivo nivelar os seus conhecimentos entre o ensino médio e o ensino superior.

 

Lá você vai rever alguns assuntos do ensino médio mas também terá assuntos novos que já fazem parte do ensino superior.

 

Já que estamos revisando, vale lembrar que:

1) O CBC não é seletivo, ou seja, ele não vai selecionar apenas alunos que obtiveram as melhores notas. É bem simples, alcançando a pontuação mínima de aprovação que é 4,0 você segue com o seu curso, se não, terá que repetir a matéria reprovada.

2) O CBC já faz parte da sua grade curricular, passa longe de ser um vestibular.

 

Durante esse primeiro ano, alguns cursos possuem 6 matérias, outros 7, então confira a sua grade curricular e veja quais são as matérias do seu CBC. Cada curso tem as suas matérias voltadas para a sua área e apenas 2 matérias são iguais para todos os cursos, que são IPC e ICSE, Introdução ao Pensamento Científico e Introdução ao Conhecimento da Sociedade e Estado respectivamente.

 

Se ao finalizar esse primeiro ano, você não tiver todas as matérias aprovadas, você não passa para o segundo ano. Isso é igual para todos os cursos da UBA. 

 

“Mas o que acontece se eu reprovar uma matéria? Não vou poder começar o segundo ano só por causa de uma matéria?”

Isso mesmo. Você só começa o segundo ano quando tiver todas as matérias do primeiro ano aprovadas. Se você reprovar alguma matéria, terá que recursar a matéria até aprovar. Não é necessário repetir o ano com todas as matérias, basta recursar a matéria, e você tem até 3 anos para aprovar todas as matérias do CBC, certo?

 

Além disso, é importante ter em conta um pequeno detalhe…

Algumas carreiras possuem matérias anuais no segundo ano e nesse caso você só pode iniciar em março. 

 

Então vamos recapitular:

1) O CBC- Ciclo Básico Comum é o primeiro ano da UBA onde você ingressa diretamente sem a necessidade de fazer um vestibular antes.

2) Durante o seu CBC, você terá matérias específicas do seu curso, onde terá conteúdos do ensino médio e do ensino superior.

3) Para iniciar o seu segundo ano, você precisa ter todas as matérias do primeiro (CBC) aprovadas.

4) Caso reprove alguma matéria, terá que recursar somente a matéria reprovada.

5) Você tem até 3 anos para aprovar todas as matérias do CBC.

6) Com todas as matérias do CBC aprovadas, é hora de se inscrever no segundo ano. Confira se o seu curso possuem matérias anuais no segundo ano e se o ingresso é unicamente em março ou se é possível ingressar em março ou agosto.

 

Por último, quero te dar uma dica.

Você pode utilizar as suas férias de verão para fazer um curso de verão ou uma prova livre e tentar aprovar aquela última matéria que falta. Para isso, verifique quais são as regras para inscrição na matéria que você precisa e boa sorte!!

 

Para estudar em Buenos Aires basta iniciar o seu Processo de Admissão e Migratório com a Agência Buenos Aires Educacional, empresa responsável por realizar todos os trâmites solicitados pelas Universidades Argentinas. Além disso, auxiliamos na busca da moradia, realizamos a recepção dos alunos no aeroporto, oferecemos curso de espanhol, seguro viagem, passagem aérea e muito mais.  

 

Buenos Aires Educacional tem uma forte presença online com mais de 29.000 seguidores no Facebook. Foi realizada uma matéria pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios da Globo com a nossa Fundadora Camila Santana.

Leia a entrevista clicando aqui.

 

Mais alguma dúvida?  

Entre em contato conosco e receba informações:

Email: contato@buenosaireseducacional.com.br

Telefone: 71- 2132- 9422                71- 2132- 9428

Whatsapp: 71 98733 2888