Todos os anos brasileiros desistem de estudar em Buenos Aires. Saiba quais são os seus principais desafios.
Hoje, conversaremos um pouco sobre alguns motivos que levam os estudantes brasileiros a desistirem de Buenos Aires.
Há desistência?
Sim, muitos estudantes brasileiros desistem de estudar em Buenos Aires. É normal e acontece todos os anos. Os motivos normalmente estão relacionados a questões pessoais e é sobre isso que vamos conversar hoje.
Motivos que levam a desistência
Enquanto agência, buscamos ser o mais transparente possível com os nossos estudantes. Aqui mesmo no blog eu trato de questões positivas sobre estudar em Buenos Aires, mas também sobre os desafios, porque eles existem e sempre existirão.
Só em Buenos Aires que temos dificuldade? Frustração? Perdas? Não. No Brasil também poderíamos experimentar sofrimento, só que de outra ordem, com outras questões.
Em mais de 10 anos de experiência com estudantes brasileiros em Buenos Aires observo que alguns pontos se repetem, como:
- A falta de planejamento
- A falta de conhecimento sobre Buenos Aires
- A falta de preparação para as mudanças que ocorrerão após a sua chegada na cidade
Sei que viver em outro país e finalmente poder ingressar em uma Universidade depois de passar anos tentando no Brasil é um alívio para muitos estudantes, mas essa é uma decisão muito importante que vai impactar a sua vida e trazer repercussões positivas e negativas.
Falta de planejamento
Vejo estudantes fazendo as coisas de cabeça quente, de última hora, sem planejamento financeiro, com pouco ou nenhum apoio e suporte da família, sem entender o que de fato significa estudar em outro país.
Não é só se preocupar com os documentos necessários para matrícula, é se visualizar nesse contexto, refletir sobre a sua aprendizagem com o idioma, sobre a sua experiência morando sozinha e sobre como você se imagina em uma Universidade.
Falta de conhecimento sobre Buenos Aires
As pessoas vão para Buenos Aires e não sabem nada sobre Buenos Aires. Inacreditável.
Eu até tento ajudar, inclusive o blog existe para isso, para que você saiba coisas sobre a cidade, sobre a cultura, transporte, lazer, gastronomia, enfim, esse conhecimento te ajuda e muito.
Eu vejo muito um movimento de resistência, de brasileiros que vão para Buenos Aires levando o Brasil juntos e eu sinceramente nunca vi isso funcionar. Estar na Argentina só no meio de brasileiros, comendo comida brasileira e ouvindo música brasileira não vai te ajudar.
Busque ser mais flexível, conhecer da cidade e experimentar essas diferenças. Não precisa gostar de tudo não, mas se permita estar em Buenos Aires, compreendendo o lugar que você está no momento.
Falta de preparação para as mudanças
Você já esteve fora de casa alguma vez na vida? Se virar sozinha com mercado, estudo, comida, limpeza? Já esteve em algum lugar que fale outro idioma? Se não, como acha que vai passar uma adaptação sem dificuldade?
Tudo que é novo gera um pouco de dificuldade e acaba se tornando um desafio, mas passa. As mudanças vão chegar todas de vez e você vai precisar ter alguns recursos e estratégias de enfrentamento para lidar com as dificuldades que sentirá. Muitas vezes a falta de conhecimento sobre a cidade, sobre a universidade e sobre as experiências locais geram isso, tudo acaba te tomando com surpresa e o tombo é grande.
10 dicas para você se preparar:
1) Fale sobre o que você vai fazer em Buenos Aires. E para quê.
Existe um motivo não é mesmo? Ele pode ser forte o suficiente para os dias difíceis onde você se questione se dará conta ou não.
2) O que você sabe sobre a cidade?
Busque informações sobre a cultura, os costumes gastronômicos, sobre os argentinos, as gírias utilizadas, o clima, os hábitos e costumes locais, sobre o que eles costumam fazer nos finais de semana, diferenças culturais, entre outas coisas...
3) Aprenda o castelhano.
Se você vai fazer um curso na cidade, trate de desde agora já ir tendo algum contato com o idioma. Uma boa opção é visitar canais de youtube de argentinos, sites de jornais locais, escutar músicas e assistir a séries e filmes argentinos.
4) Você tem o apoio e suporte financeiro da sua família?
Certifique-se que a sua família terá condições de te ajudar financeiramente durante o seu curso. Viver em Buenos Aires tem um custo e você precisa ter esse apoio para poder se concentrar naquilo que você vai fazer.
5) Conheça as diferenças culturais.
Busque informações sobre diferenças da cidade, dos costumes, da forma de pensar, de tudo o que Argentina tem de diferente do Brasil. Apesar de serem países bem próximos, existem muitas diferenças entre eles.
6) Conheça o outro lado da moeda.
Não busque conhecer só as coisas boas, busque conhecer o outro lado também, as dificuldades, os desafios, e dessa forma você evita tantas surpresas quando chegar lá.
7) Experiência de outros brasileiros.
Você já sabe quais os desafios que os brasileiros, que foram fazer o que você vai fazer na Argentina, enfrentaram? É hora de saber quais são esses desafios e de buscar soluções e estratégias para superá-los.
Um exemplo típico disso é a dificuldade com o espanhol e com o CBC da UBA, onde estudantes acabam fazendo um curso de idioma e um curso de apoio que fazem total diferença na aprovação das matérias do primeiro semestre.
8) Entenda o método de ensino das Universidades.
Comece a entender como o método de ensino das Universidades. Algumas tem o método PBL, que busca incorporar à formação acadêmica uma forma de pensar mais crítica e transversal.
9) Se visualize nesse cenário.
Busque imaginar como será a sua vida a partir do momento que você chegar em Buenos Aires e comece a antecipar algumas atividades desde o Brasil, por exemplo, em Buenos Aires você terá que organizar seu apartamento, fazer compras, lavar roupa, cozinhar, pagar as contas e ainda estudar.
Certamente, você não faz isso na casa dos seus pais, então seria uma ótima experiência, começar aos poucos a incorporar novos costumes e responsabilidades ainda aqui no Brasil.
10) Suporte Psicológico.
Nunca é demais. Meu sonho é receber estudantes aqui na agência que já nos contratam com um processo de psicoterapia em andamento, isso ajuda muito, desde uma tomada de decisão mais consciente e madura, até uma preparação de quem é você em Buenos Aires.
Somente a experiência e vivência pode te dizer de fato como será, mas se antecipar te ajudará a se preparar para muitas coisas. Eu te garanto que vai valer a pena, vai fazer diferença!
Leia mais:
Universidades de Buenos Aires
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.