Buenos Aires sobre a perspectiva de uma brasileira. Entenda como é a cidade, a cultura e os argentinos.
Nesse post, conversaremos um pouco sobre como é a experiência de viver em Buenos Aires e como são os primeiros meses de adaptação na cidade.
Encantadora
Para os brasileiros que vivem em Buenos Aires, a cidade pode ser classificada em apenas uma palavra, encantadora. A capital da Argentina é um pedaço da Europa na América do Sul. No país vizinho, é possível estudar, passear e se divertir como se estivesse na Europa, graças a sua herança cultural deixada pelos italianos e pela colonização espanhola.
Essa incrível cidade com uma cultura de traços fortemente europeus está cada vez mais disponível aos brasileiros, não só pelo idioma que é fácil de aprender, mas também pela valorização da moeda no país e pela proximidade com o Brasil.
Conhecida também como a terra do tango, Buenos Aires é uma cidade ativa 24hs, em qualquer momento do dia é possível ter acesso a transporte público, ruas iluminadas e segurança, afinal de contas a noite nessa cidade é um show à parte.
Leia mais: Como é a vida em Buenos Aires?
O povo argentino é muito receptivo à “invasão de brasileiros”, sempre muito alegres, se esforçam para falar em português e não podem deixar de falar das praias brasileiras. Nas principais Universidades o carinho receptivo também é grande com os estudantes brasileiros que vivem em Buenos Aires.
A vida fora do Brasil
Eu acho um desafio absurdo morar fora do Brasil. Aprender outro idioma, se locomover pela cidade, lidar com pessoas de diferentes culturas e para completar a dificuldade de aprender uma nova maneira de cozinhar, baseado nos ingredientes e recursos que você encontrará.
Mas a experiência de morar em Buenos Aires é mais suave porque é uma cidade próxima ao Brasil, o espanhol não é um idioma super difícil e a cidade tem muitos brasileiros, o que acaba sendo um ponto muito positivo porque centenas de pessoas já passaram e superaram cada desafio que você vai enfrentar.
Você não será o primeiro e nem o único!
Minha experiência pessoal
Eu morei em Buenos Aires oito anos, e nem todos esses anos foram flores. Como todos os relacionamentos, a minha relação com Buenos Aires também teve um momento de crise, e isso é totalmente previsível e normal. Eu trato de falar isso em quase todos os posts, para tentar garantir que todos leiam, morar fora, independente de qual seja o país, é um desafio, com muitas vantagens e benefícios, mas não deixa de ser um desafio.
A vida é feita de muitas fases
Muita gente me pergunta por que voltei para o Brasil depois de tantos anos morando em Buenos Aires, mas voltar não significa que não gostava de morar lá, para mim significa que eu vivi uma fase, uma estação da minha vida em Buenos Aires, e entendi que estava começando uma nova fase e estação da minha vida, e que essa, eu queria viver na minha cidade.
O fato de você estar indo morar em Buenos Aires agora, não significa que será uma decisão eterna, certo? Você vai viver um tempo precioso, de muito crescimento, desenvolvimento e amadurecimento lá, mas possa ser que chegue um momento que perceba que agora, quer viver algo novo e diferente em outro lugar.
Alguns dos meus colegas voltaram antes, outros continuaram, outros foram para outros países...enfim, cada um conseguiu entender as estações da sua vida.
Buenos Aires é uma cidade boa para viver?
Eu acho que se a vida dos estudantes brasileiros em Buenos Aires não fosse satisfatória, a gente não teria tantas pessoas embarcando todos os anos.
Qualidade de vida em Buenos Aires
1-Beleza de Buenos Aires
Buenos Aires é linda, definitivamente, a cidade é um show. A diversidade dos estilos arquitetônicos, o equilíbrio entre as paisagens urbanas e naturais e a infinidade de parques, parece até que o ar é diferente, sem falar na delicadeza do rosedal em Palermo.
2-Planejamento e Urbanismo
A cidade foi planejada, e apesar de ter um trânsito de uma capital, é muito organizada, com largas avenidas e um sistema de transporte público incrível, mas eu fazia muita coisa andando, a gente anda tanto em Buenos Aires e nem percebe, são tantos prédios diferentes, tantas árvores e muita gente faz a mesma coisa.
3-Comércios
Os comércios locais são sempre muito bem distribuídos nos bairros, então você sempre vai encontrar uma farmácia, padaria, mercadinho, um kiosco, uma verdureria (local específico para venda de frutas e verduras) e uma carniceira (açogue) próximos. Você faz tudo andando, tudo pertinho de casa, sem perda de tempo, uma maravilha né?
4-Segurança
Em Buenos Aires me sinto muito segura. A cidade parece não dormir, as pessoas andam a noite, as ruas são muito bem iluminadas, e o metrô vai até 23hs, mas algumas linhas de ônibus rodam 24hs.
5-Cultura
A cidade tem uma influência cultural muito forte, museu e teatro é o que não falta, em alguns lugares da cidade, são quadras inteiras de teatros, um ao lado do outro, como na avenida corrientes.
Leia Mais:
Saúde Pública em Buenos Aires
Transporte Público de Buenos Aires
Como são os supermercados em Buenos Aires
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.