Saiba como se preparar para Buenos Aires alinhando as suas expectativas com a realidade da experiência.
Chegar em Buenos Aires com as expectativas alinhadas fará total diferença na sua adaptação. Você evita a frustração de se encontrar com algo que não esperava e aproveita, de uma forma mais produtiva, a sua preparação para viagem. Hoje te daremos algumas dicas para evitar as expectativas equivocadas, vem com a gente :)
Expectativa
É muito comum construirmos expectativas equivocadas sobre pessoas, decisões, lugares e até mesmo de projetos que desenvolvemos. E na decisão de ir Estudar em Buenos Aires não é diferente.
Muitos alunos chegam na cidade com as expectativas desalinhadas com a realidade do país e o primeiro sentimento que tem é o de arrependimento e de frustração, e acredite, lidar com todas as emoções de chegar em um país até então desconhecido, sozinho e ainda ter que lidar com arrependimento e frustração é algo difícil de lidar em um primeiro momento.
Eu entendo que parte do nosso trabalho aqui no Blog é justamente transmitir e apresentar a real vida em Buenos Aires e fico muito feliz quando as pessoas leem, entendem e conhecem essa realidade através do nosso trabalho.
Mas não podemos deixar de mencionar que é uma responsabilidade sua como aluno e dos seus país como seus responsáveis, buscar por informações, ampliar os conhecimentos sobre as faculdades e a cidade e dessa forma, chegar com os "pés no chão".
Mas não podemos deixar de mencionar que é uma responsabilidade sua como aluno e dos seus país como seus responsáveis, buscar por informações, ampliar os conhecimentos sobre as faculdades e a cidade e dessa forma, chegar com os "pés no chão".
Adaptação de viver em outro país
Mas nem tudo é um mar de rosas, Buenos Aires não é a cidade perfeita! Há quem não goste da vida na cidade, claro, tem gente que não se adapta e é importante ter em conta as possíveis dificuldades que você pode chegar a ter.
Mas o mais precioso conselho que eu posso te dar, é que você entenda o que significa viver em outro país, que você entenda que é tudo novo, tudo diferente para você, e somado a isso, está a distância dos familiares e amigos, a saudade e a ansiedade de voltar para a terrinha natal.
Quando você chega consciente das diferenças que vai encontrar, a adaptação acaba sendo menos dolorosa e vai fluindo...
Leia mais: Como é a adaptação vivendo em outro país?
Leia mais: Como é a adaptação vivendo em outro país?
Suporte Psicológico
Não posso deixar de mencionar a importância de um suporte psicológico durante essa jornada. Cada pessoa vai experimentar essa vivência de uma maneira diferente, alguns podem apresentar um pouco mais de sofrimento que outras e isso é normal, cada pessoa é única, carrega sua história de vida e particularidades que a tornam particulares.
Com o apoio da psicoterapia você pode encontrar estratégias e recursos de ajustamento para saber lidar e administrar bem a sua passagem por Buenos Aires e conseguir concluir o seu principal objetivo que é a sua formação acadêmica.
Para te ajudar a alinhar as suas expectativas, pense no seguinte:
1-O que você vai fazer em Buenos Aires?
Você já sabe como é a experiência de fazer o que você vai fazer? Procurou conhecer histórias de pessoas que foram fazer a mesma coisa que você? Conheceu as dificuldades que essas pessoas enfrentaram e o que fizeram para superar esses desafios?
2-Você já foi em Buenos Aires? Conhece a cidade pessoalmente?
Você conhece o perigo da cidade? Conhece o que as pessoas locais fazem nos finais de semana e feriados? Já sabe os lugares que quer conhecer? O que a cidade oferece de lazer e cultura? Já pesquisou se a cidade é violenta? Já sabe como funciona o sistema público de saúde?
3-Como acha que será a sua vida em Buenos Aires?
Você já pesquisou sobre custo de vida? Já fez o seu orçamento mensal? Já sabe se terá ou não que trabalhar? Já sabe as coisas que não tem em Buenos Aires? Já pensou em como fará para distribuir o seu tempo para tantas responsabilidades? Quais dificuldades acha que encontrará quando chegar em Buenos Aires? Quais soluções pensa que poderão te ajudar a superar esses desafios?
Essas são alguns questionamentos bem simples, mas que muitas pessoas nunca param para pensar e responder e refletir sobre eles de alguma forma te coloca em contato com possíveis dificuldade que você pode chegar a ter e com soluções e estratégias que poderão ser um suporte.
Reflita sobre isso...
Se você está pensando em Estudar em Buenos Aires, coloque em mente o seguinte:
Não existe perfeição
A sua vida em Buenos Aires não será um paraíso, você encontrará dificuldades como em qualquer outro lugar. Lidar com uma adaptação de uma nova cultura, aprender um novo idioma, construir um novo círculo de amigos, viver longe da família, se adaptar a um novo clima, alimentação e método de ensino, entre outros...
Valorize a oportunidade
Você não está indo para Buenos Aires só porque poderá fazer uma excelente faculdade com reconhecimento e destaque acadêmico, você irá porque não tem essa oportunidade aqui no Brasil, então nunca esqueça disso, há momentos em nossas vidas que temos de renunciar a muitas coisas e abraçar as oportunidades pelos nossos sonhos.
Ninguém vai para Argentina em busca de uma vida plena e perfeita, as pessoas vão em busca da realização de uma conquista e isso te dará energia e força durante o tempo que você estiver lá.
Não tome a decisão de ir estudar em Buenos Aires pensando que a sua vida será perfeita. Tome consciente de que enfrentará dificuldades. Nem no Brasil e nem na Argentina você conseguirá ter uma vida perfeita, a única coisa que mudará serão os tipos de desafios que você encontrará no caminho, mas ninguém pode fugir deles, afinal de contas, são através deles que aprendemos, crescemos e evoluímos como seres humanos.
Leia mais:
Como é a vida em Buenos Aires?
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.