Entenda como é o processo de adaptação e quais as dificuldades.
O post hoje será sobre adaptação, e te contaremos quais são as principais dificuldades encontradas pelos estudantes brasileiros em Buenos Aires durante esse processo de adaptação.
Eu já vivi a adaptação de um estudante brasileiro em Buenos Aires e sei que o quanto que conversar com alguém que já vivenciou essa experiência ajuda.
Eu já vivi a adaptação de um estudante brasileiro em Buenos Aires e sei que o quanto que conversar com alguém que já vivenciou essa experiência ajuda.
Conheça Buenos Aires
Antes de embarcar para Buenos Aires é interessante que você busque saber como é Buenos Aires. Esse momento de pesquisa e preparação, faz toda diferença para você que não conhece nada sobre a terra portenha, e não existe outra forma de conhecer os argentinos, seus costumes e cultura, se não pesquisando sobre eles.
A experiência de outros brasileiros em Buenos Aires
Sou baiana, morei em Buenos Aires por oito anos e me casei com um argentino. A minha adaptação foi mais simples porque eu me permiti conhecer mais da Argentina, da sua cultura, costumes, gastronomia e chegar aberta a isso facilitou muito.
Mas já conheci outras pessoas que sofreram porque chegaram esperando que se encontrariam com uma realidade e acabaram encontrando outra, por isso é legal que você leia sobre a cidade, sobre a cultura dos portenhos e seus costumes.
E tome cuidado com as informações que lê por internet. Não leve o discurso das pessoas tão a sério, essa é a versão deles, a sua pode ser completamente diferente. É importante compreender sobre isso, não saia por aí conhecendo a história das pessoas e achando que vai ser exatamente assim para você.
Leia mais: Brasileiros em Buenos Aires
Leia mais: Brasileiros em Buenos Aires
E o que você fez?
Eu acho que o mais valioso de conhecer a história das pessoas é saber o que ela fez diante da dificuldade, isso acaba se tornando uma possibilidade de estratégia de enfrentamento para nós.
Você já sabe quais os desafios que os brasileiros, que foram fazer o que você vai fazer na Argentina, enfrentaram? É hora de saber quais são esses desafios e de buscar soluções e estratégias para superá-los.
Um exemplo típico disso é a dificuldade com o espanhol e com o CBC da UBA, onde estudantes acabam fazendo um curso de idioma e um curso de apoio que fazem total diferença na aprovação das matérias do primeiro semestre.
Adaptação de um estudante brasileiro em Buenos Aires
Tenho algumas orientações para te ajudar nesse processo de adaptação e ele começa agora.
1) Como são os argentinos?
Há quem diga que os argentinos não são agradáveis, que são grosseiros, frios e há quem diga que eles são totalmente o contrário. Na minha opinião, os argentinos são reservados e a maioria tem um perfil mais tímido.
Leia mais: Como são os argentinos?
2) Como é o transporte público da cidade?
O transporte público da cidade funciona muito bem. São muitas linhas de ônibus e é muito difícil que você passe tanto tempo em um ponto de ônibus esperando passar um. Uma curiosidade legal sobre o transporte da cidade, é que os argentinos fazem fila no ponto de ônibus.
Leia mais: Transporte público de Buenos Aires
3) Como é a comida argentina?
Eles adoram empanada e pizza e o principal acompanhamento das refeições é batata. Batata frita, purê de batata e batata assada, é tudo batata. Normalmente o prato é algum tipo de carne e salada ou batata. Eles amam sorvete, e para mim, tem o melhor sorvete do mundo.
Leia mais: Como é a comida argentina?
4) O que fazem no final de semana?
Como em Buenos Aires não tem praia, os argentinos acabam recorrendo as áreas verdes. A cidade está repleta de parques e as pessoas correm, andam de bicicleta, patins, skate ou praticam outros esportes ao ar livre. Alguns só aproveitam o sol (no inverno) ou a sombra (no verão) para ler um livro ou se sentar com os amigos para conversar e fazer um piquenique.
Leia mais: O que fazer em Buenos Aires?
5) Como é o clima em Buenos Aires?
As estações são muito bem definidas, isso é, no inverno faz muito frio e no verão faz muito calor. Eu particularmente gosto dessa característica porque temos um guarda-roupa para cada estação, acaba uma, guardamos tudo para a próxima.
A sua adaptação vai ser um sucesso, confie!
Leia mais:
Documentos para estudar em Buenos Aires
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.