Entenda como são as aulas da UBA e confira ao nosso mitos e verdades sobre a Universidade e sua metodologia de ensino.
No post de hoje te contaremos como são as aulas da UBA, sua metodologia e estilo acadêmico de ensino e aprendizagem.
A Universidade de Buenos Aires tem uma metodologia de ensino bastante diferente da brasileira e é normal surgirem dúvidas em torno da dinâmica dessas aulas na UBA.
A UBA é uma Universidade pública e gratuita de Buenos Aires, reconhecida como a melhor Universidade da Argentina e está presente entre as melhores da América Latina e do Mundo, ocupando o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina.
A instituição possui uma forte atuação no desenvolvimento científico nacional e internacional, onde cerca de 30% da investigação científica do país ocorre na instituição, sendo mais de 60 institutos de investigação desenvolvendo atualmente mais de 2700 projetos.
Além de diferentes parcerias com várias instituições internacionais como Harvard, por exemplo. Já são mais de 39 convênios firmados com diferentes instituições pelo mundo, tanto públicas quanto privadas, principalmente em países da Europa.
Entre os convênios estabelecidos, o Pacto de Bologna foi firmado entre Argentina e Espanha e reconhece os diplomas emitidos pela UBA, dessa forma, profissionais formados pela Universidade pode exercer a profissão em toda União Europeia.
Leia mais: UBA
Mas veja bem, mesmo sendo considerada uma das melhores Universidades do Mundo, a UBA também enfrenta dificuldades e desafios, o que muitas vezes chega para os alunos como debilidades. É lógico que por ser uma universidade pública, ela não tem a estrutura de uma faculdade particular e o investimento que a instituição recebe do governo não suporta.
Na UBA não existe vestibular, o ingresso ocorre por meio do CBC, que corresponde ao primeiro ano e ciclo de todas as carreiras universitárias na UBA.
Esse primeiro ciclo está formado por matérias básicas e introdutórias ao curso, onde o objetivo da Universidade é formar a base de conhecimento necessária para o segundo ciclo acadêmico, onde são vistas matérias mais específicas da carreira. O CBC já faz parte do currículo acadêmico aportando carga horária e matérias na grade curricular.
O ponto mais importante do CBC é que você não concorre com outros estudantes, não existe um limite de vagas onde somente as maiores pontuações ingressarão. A sua vaga é garantida e avançar com a formação só depende de você!
Leia mais: Sem vestibular
Mitos e Verdades sobre como são as aulas da UBA:
A UBA não tem aulas- MITO
É claro que a UBA tem aulas! As práticas e teóricas. Diferente do Brasil a Universidade oferece uma série de aulas teóricas em diferentes dias, horários e professores, o aluno pode ir em todas que quiser. A grande questão é que as aulas teóricas não são obrigatórias, os professores não fazem lista de chamada. É isso que muitas vezes acaba confundindo muitas pessoas.
Na UBA não tem professores, só monitores- MITO
É claro que na UBA tem professores, e monitores também, mas a faculdade não está formada só por monitores. As aulas práticas estão supervisionadas por professores e em cada mesa ou grupo está formado por 2 monitores e 10 alunos, dessa forma os estudantes têm um acompanhamento mais próximo, podem aproveitar melhor o tempo com as práticas de cada matéria. As aulas teóricas são dadas unicamente por professores.
A UBA tem as salas lotadas de alunos, gente sentada até no chão- MITO
Quando abrem as inscrições na Universidade, a secretaria de admissão acompanha todo o processo com base na quantidade alunos inscritos. É pouco provável que uma turma seja formada com uma quantidade de alunos superior ao permitido.
O que pode acontecer é que determinadas aulas teóricas estejam mais cheias que outras. Como as teóricas não são obrigatórias, a secretaria não tem o controle sobre a quantidade de alunos que comparecerão ou não naquela aula específica.
A UBA tem um curso de ingresso que é como um vestibular- MITO
A metodologia de ingresso do Brasil é totalmente diferente das demais universidades do mundo. É estranho entender que uma universidade NÃO tenha vestibular, mas na UBA não tem. O ingresso é realizado através de curso de nivelamento, chamado Ciclo Básico Comum, que corresponde ao primeiro ano acadêmico.
Totalmente diferente do vestibular que é uma prova de caráter puramente eliminatório, o curso de nivelamento é um curso de ingresso, onde você tem a base e introdução ao seu curso. Você não tem concorrência e nem cotas, e o objetivo desse nivelamento não é selecionar os alunos, os estudantes já ingressaram na universidade, agora é estudar e ir avançando com o curso.
Se você reprovar alguma matéria do CBC você tem que fazer tudo de novo- MITO
Durante o CBC você fará seis matérias, caso você reprove alguma dessas disciplinas você não precisa repetir tudo de novo, basta repetir a matéria que foi reprovada.
Se você não aprovar no CBC você não passa para o segundo ano- VERDADE
Se você não aprova nas matérias do primeiro ano você não passa para o segundo, e isso porque o primeiro ciclo (ciclo básico comum), é um requisito obrigatório para o segundo ciclo (ciclo biomédico). Mas isso também ocorre em outros ciclos durante a sua formação, não é só no CBC.
Ninguém consegue aprovar no CBC- MITO
Por ter um ingresso sem vestibular qualquer pessoa pode ingressar na universidade, mas nem todas as que ingressam, aprovam. Para estudar na UBA, você tem que se dedicar, principalmente para o curso de medicina, estudar todos os dias, manter o conteúdo em ordem e praticar com questões de provas.
Imagine se as universidades brasileiras eliminassem o vestibular, você acha que todos os que ingressassem aprovariam nas matérias do curso? Tenho certeza que não ;)
Com isso, eu posso afirmar que existem sim algumas pessoas que não conseguem aprovar nas disciplinas do CBC, seja por falta de foco, dedicação ou até mesmo por dificuldade, mas existem muitos alunos que passam pelo CBC com muita tranquilidade.
A UBA não tem um limite de vagas- VERDADE
Não, não existe limite de vagas. Todos os alunos que se inscreverem iniciam o curso. Um importante filtro que a Universidade realiza é exigir que os documentos e trâmites sejam entregues no ato da matrícula já concluídos. Muitas pessoas acabam não conseguindo realizar a sua matrícula por estar com documentos errados ou incompletos.
Leia mais:
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.