Ingresso na UBA

Ingresso na UBA

Entenda como funciona o ingresso na Universidade de Buenos Aires-UBA sem vestibular, por meio do CBC e saiba como realizar a sua matrícula.
 
Nesse post, te explicaremos como ocorre o ingresso na Universidade de Buenos Aires-UBA por meio do Ciclo Básico Comum, e te apresentaremos 3 super dicas para aprovar no CBC.
 

Universidade de Buenos Aires-UBA

A UBA é uma Universidade pública e gratuita de Buenos Aires e o seu ingresso é sem vestibular.

É reconhecida como a melhor Universidade da Argentina e está presente entre as melhores da América Latina e do Mundo, ocupando o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina.
 
Criada formalmente como Universidade do Estado no dia 12 de agosto de 1821, a instituição já conquistou 4 Prêmios Nobel e já formou 15 Presidentes Argentinos.

Tem um papel importantíssimo no desenvolvimento científico nacional e internacional, onde cerca de 30% da investigação científica do país ocorre na instituição, sendo mais de 60 institutos de investigação desenvolvendo atualmente mais de 2700 projetos.

A Universidade possui parcerias com várias instituições internacionais como Harvard, por exemplo. Já são mais de 39 convênios firmados com diferentes instituições pelo mundo, tanto públicas quanto privadas, principalmente em países da Europa.

Entre os convênios estabelecidos, o Pacto de Bologna foi firmado entre Argentina e Espanha e reconhece os diplomas emitidos pela UBA, dessa forma, profissionais formados pela Universidade pode exercer a profissão em toda União Europeia.
Leia mais: UBA
 

O que preciso para ingressar na UBA?

Na UBA não existe vestibular. Depois de reunir toda documentação solicitada, e formalizar a sua matrícula na Universidade, você deverá iniciar o CBC- Ciclo Básico Comum, que corresponde ao primeiro ciclo acadêmico. Todos os alunos, de todos os cursos devem participar do CBC. 


O que é o CBC da UBA?

É o primeiro ciclo acadêmico da UBA, comum a todos os estudantes e carreiras de graduação. Nele você cursará 6 disciplinas, que serão divididas em dois semestres.

As disciplinas variam de acordo com o curso, já que o objetivo da Universidade é que todos os alunos iniciem o segundo ciclo com a mesma base de conhecimento, nivelando assim, aos alunos que chegam de diferentes instituições de ensino médio tanto da Argentina quanto do exterior.

O CBC já faz parte do currículo acadêmico aportando carga horária e matérias na grade curricular. O ponto mais importante do CBC é que você não concorre com outros estudantes, não existe um limite de vagas onde somente os alunos com as maiores pontuações ingressarão.

A sua vaga é garantida e avançar com a formação só depende de você!
Leia maisO que é o CBC da UBA?


Como é o CBC da UBA?

Como na UBA não tem vestibular, e os alunos finalizam o ensino médio e ingressam diretamente na Universidade, sem um filtro ou seleção, a UBA estabelece o CBC como o primeiro ciclo acadêmico.

Durante o CBC, todos os estudantes, estrangeiros ou argentinos, cursam 6 disciplinas que variam de acordo com a formação pretendida, com o objetivo de nivelar o conhecimento, estabelecendo uma base de ensino necessária para iniciar a sua carreira de graduação na instituição. 

O CBC não é um método seletivo. Todos os estudantes matriculados ingressam no CBC. 
Leia mais: Como é o CBC da UBA?


Quanto tempo dura o CBC?

O CBC corresponde ao primeiro ciclo acadêmico, ou seja, ao primeiro ano da formação. Composto por 6 disciplinas e dividido em dois quadrimestres, tem duração total de 8 meses. O primeiro quadrimestre vai de março a julho, e o segundo quadrimestre de agosto a dezembro. 

Como vimos, o CBC não é um método seletivo, é um método nivelatório. Para isso, você precisa considerar que só iniciará o segundo ciclo acadêmico com matérias específicas da sua formação, quando concluir o CBC alcançando uma pontuação mínima nas avaliações que fará ao longo desses dois quadrimestres. 

Você tem até 3 anos para concluir e aprovar todas as 6 disciplinas do CBC e então dar continuidade com o seu curso. 


Como um brasileiro pode estudar na UBA?

Por ser um estudante estrangeiro, toda a documentação solicitada pela UBA deverá passar por um processo de legalização e convalidação. Além disso, estudantes brasileiros devem apresentar a certificação de espanhol para comprovar conhecimento no espanhol e regularizar a sua situação imigratória no país solicitando a emissão do DNI.

Fora isso, todo o processo é igual para estudantes brasileiros e argentinos. Todos devem apresentar os documentos nos prazos determinados pela Universidade e realizar o CBC.
Leia mais: Documentos para estudar na UBA


Qual certificado de espanhol a UBA aceita?

As certificações aceitas pela UBA são: SIELE, CEI ou CELU. 

O nível de espanhol solicitado deve ser equivalente ao nível B2 + de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência e é possível obtê-la por:
1- A Avaliação de Serviço Internacional da Língua Espanhola (SIELE) na modalidade global ou S5-  www.siele.org
2- O Certificado de Espanhol Intermediário (CEI)- www.idiomas.filo.uba.ar
3- O Certificado de Língua e Uso de Espanhol (CELU)- www.celu.edu.ar
 


Quando abrem as inscrições para a UBA?

As inscrições para UBA abrem em outubro para ingressar em março, ou em junho para ingressar em agosto. Todos os trâmites devem estar finalizados no ato da matrícula e os documentos devem estar em conformidade ao exigido pela instituição. 


É difícil entrar na UBA?

Não porque na UBA não tem vestibular ou qualquer outro processo seletivo. A grande dificuldade inicial é a organização dos documentos e a execução de todos os trâmites conforme as exigências da Universidade.

Alguns trâmites são pessoais e muitos alunos sentem dificuldade em conduzir a comunicação em espanhol, além disso, devido a falta de experiência e domínio dos documentos e trâmites, acabam se atrapalhando e se perdendo ao longo desse processo. O ideal é ter uma boa agência de assessoria na condução dessas etapas.
Leia mais: Processo burocrático para estudar em Buenos Aires
 

Precisa pagar para estudar na UBA?

Não. A UBA é uma instituição gratuita, você não precisa pagar para estudar na Universidade. Você não terá nenhum custo com taxa de matrícula ou mensalidade, exceto nos cursos de pós-graduação. 
 
As despesas que você terá serão correspondentes aos trâmites e/ou com a prestação de serviços necessários para a sua matrícula como o apostilamento de haya, legalização, tradução juramentada, convalidação de diploma no MEC argentino, trâmites imigratórios para emissão do DNI, entre outros. 
 
Além dos gastos pessoais que você terá quando chegar em Buenos Aires, com alimentação, transporte, aluguel de apartamento, entre outros. 
 

Leia mais:

Assessoria para Estudar em Buenos Aires 
Como fazer todas as disciplinas do CBC em 6 meses?


Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.
 
buenosaireseducacional profile pic

Buenos Aires Educacional (@buenosaireseducacional)

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

QUEM SOMOS

  Atuamos desde 2011 assessorando estudantes brasileiros a ingressarem em Universidades Argentinas. Entre os nossos principais serviços, estão os trâmites de admissão e imigratórios, assim como cursos de espanhol preparatórios.

FALE CONOSCO

Rua Arthur de Azevedo Machado, 1459, Costa Azul, International Trade Center, sala 1603- Salvador/Bahia

Newsletter

Pesquisar