O curso de medicina sempre foi o mais procurado pelos estudantes brasileiros nas Universidades de Buenos Aires, e mesmo tendo a necessidade de revalidar o diploma para atuar no Brasil, a procura só aumenta.
Sabemos que isso acontece em função da situação de acesso precário às Universidades Brasileiras e ao elevado custo com as mensalidades em faculdades particulares. Esse já era um contexto estabelecido no país, mas e agora? Depois de um semestre “perdido” e diante da ameaça de perder o próximo, onde centenas de estudantes em pleno o último ano do ensino médio, se quer, estão tendo acesso a uma plataforma de ensino a distância, o que fazer? o que esperar?
Infelizmente os frutos dessa situação serão alunos com o calendário acadêmico comprometido, além do ensino precário e deficiente que será oferecido. Fica evidente que os estudantes, principalmente aqueles que vinham se preparando para o ENEM e que estão no último ano do ensino médio serão prejudicados com toda essa situação de isolamento social e suspensão das atividades acadêmicas, mas e ai?
Temos observado a aflição e ansiedade dos estudantes com a preocupação com o seu futuro, que apesar de jovens, consideram cada ano muito importante porque estão conscientes de que escolheram um curso extenso e sabem o valor do tempo.
As possibilidades e chances de alguns estudantes brasileiros ingressarem em 2021 em uma universidade para o curso de medicina está reduzida e com isso a demanda e procura pelo curso tem sido encorajada por essa expectativa. Grande parte dos estudantes que tinham Argentina como plano B, estão optando por iniciar o processo dos trâmites e garantir, pelo menos, o sucesso do plano B.
Sabe-se que por detrás do plano de estudar medicina na Argentina, existe uma série de trâmites e etapas que devem ser seguidas com cautela e cuidado. Algumas delas são:
- Organização e preparação da documentação.
- Início dos trâmites. A primeira parte, referente ao processo de admissão demora entre 4 e 6 meses e a segunda parte, referente ao processo migratório, ocorre somente após o ingresso do estudante no país e dura aproximadamente 6 meses.
- Certificação do espanhol. Essa é a etapa que os estudantes dedicam a maior parte do tempo e dedicação. Grande parte deles, não possuem nenhum tipo de conhecimento do idioma então precisam aprender do nível mais básico.
- Por último, alguns estudantes mais ousados se animam a já ir se adaptando e se comunicando com matérias e conteúdos que serão abordados durante o primeiro ano da Universidade, tendo em conta que, principalmente o primeiro semestre, acaba sendo o semestre mais difícil devido a necessidade de adaptação ao novo idioma e metodologia de estudo.
Não estamos aqui para desencorajar a nenhum de vocês, pelo contrário, acreditamos que a decisão de ir estudar medicina na Argentina deve ser bem pensada e planejada e isso se reflete em todas as nossas dicas aqui do nosso blog, mas por outro lado, a decisão se torna inviável se não há um correto planejamento.
Principalmente agora, com toda essa situação de incerteza que se instalou no mundo. Precisamos ter cartas na manga, projetos pensados e prontos para serem executados quando necessários.
Se infelizmente você não conseguir a aprovação aqui no Brasil, você já tem a garantia do ingresso em medicina na Argentina.
Quer pensar nisso? Vem com a gente… 🙂
1ro passo:
Leia o post meu projeto de estudar em Buenos Aires e a pandemia
Entenda o que você vai fazer durante esse semestre até que os seus trâmites sejam concluídos e que a Universidade nos convoque para as matrículas.
2do passo:
Depois de entender adinâmica desse semestre, dedique um tempo para pesquisar questões importantes sobre Buenos Aires. Algumas delas são:
-> Buenos Aires é uma cidade boa para viver?
-> Como é a vida em Buenos Aires?
-> Qual o pior de Buenos Aires?
-> Qual o melhor de Buenos Aires?
-> Quanto custa estudar em Buenos Aires?
-> É obrigatório fazer curso de espanhol?
-> Universidade de Buenos Aires- UBA
-> Porque estudar em Buenos Aires?
-> Vantagens e desafios de estudar em Buenos Aires
-> Para que serve uma assessoria?
3r0 passo:
Entre em contato conosco. O nosso whatsapp é 71 987659814, vamos te atender com muito carinho e respeito, te auxiliando e explicando todo o passo a passo para que você tome a sua decisão de iniciar o seu Processo de Admissão no curso de medicina na Argentina. Fazemos um trabalho muito sério com os nossos clientes, sempre orientando e informando aos nossos estudantes. 🙂
Para estudar em Buenos Aires basta iniciar o seu Processo de Admissão e Migratório com a Agência Buenos Aires Educacional, empresa responsável por realizar todos os trâmites solicitados pelas Universidades Argentinas. Além disso, auxiliamos na busca da moradia, realizamos a recepção dos alunos no aeroporto, oferecemos curso de espanhol, seguro viagem e muito mais.
A Buenos Aires Educacional tem uma forte presença online. Foi realizada uma matéria pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios da Globo com a nossa Fundadora Camila Santana.
Leia a entrevista clicando aqui.