A Universidade de Buenos Aires-UBA é a melhor Universidade Argentina e foi eleita por anos consecutivos uma das melhores do Mundo, além disso é pública, gratuita e com ingresso sem vestibular.
A UBA atualmente é reconhecida como a melhor Universidade da Argentina e está presente entre as melhores da América Latina e do Mundo, ocupando o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina.
A Universidade possui parcerias com várias instituições internacionais como Harvard, por exemplo. Já são mais de 39 convênios firmados com diferentes instituições pelo mundo, tanto públicas quanto privadas, principalmente em países da Europa.
Entre os convênios estabelecidos, o Pacto de Bologna foi firmado entre Argentina e Espanha e reconhece os diplomas emitidos pela UBA, dessa forma, profissionais formados pela Universidade pode exercer a profissão em toda União Europeia.
Leia mais: UBA
Reconhecimento Internacional da Universidade
A UBA ocupa o 69º lugar no Ranking Mundial e 8º lugar no Ranking da América Latina.
Na UBA não existe vestibular. Não tem nenhuma prova seletiva que condicione o seu ingresso na Universidade. Você precisa reunir toda documentação solicitada, realizar os trâmites de legalização e convalidação dos documentos, e apresentar a certificação de espanhol.
Depois disso, poderá realizar a sua matrícula na Universidade, e iniciar o CBC- Ciclo Básico Comum, que corresponde ao primeiro ciclo acadêmico.
Leia mais: Como estudar Medicina na UBA
É o primeiro ciclo acadêmico da UBA, comum a todos os estudantes e carreiras de graduação. Nele você cursará 6 disciplinas, que serão divididas em dois quadrimestres.
O objetivo da Universidade é que todos os alunos iniciem o segundo ciclo com a mesma base de conhecimento, nivelando assim, aos alunos que chegam de diferentes instituições de ensino médio tanto da Argentina quanto do exterior.
O CBC já faz parte do currículo acadêmico aportando carga horária e matérias na grade curricular. A sua vaga é garantida e avançar com a formação só depende de você!
Como é o CBC de Medicina na UBA?
Como na UBA não tem vestibular, e os alunos finalizam o ensino médio e ingressam diretamente na Universidade, sem um filtro ou seleção, a UBA estabelece o CBC como o primeiro ciclo acadêmico, de forma que todos os alunos se nivelem adquirindo os conhecimentos básicos para a carreira pretendida.
-
Em cada matéria, são realizadas duas provas parciais com valor de 10,0 pontos. A nota mínima de aprovação é 4,0.
-
Aquele aluno que somando as duas parciais tiver entre 8,0 e 13,0 pontos deverá realizar uma prova final com valor de 10,0 pontos, onde se aprova com 4,0. O aluno tem até 3 chances de fazer essa prova final.
-
Já o aluno que somando as duas parciais tiver entre 14,0 e 20,0 pontos promociona a matéria sem a necessidade de realizar uma final.
-
E aqueles que somar menos de 8 pontos entre as duas provas, deverá repetir a matéria no quadrimestre seguinte, ou realizar uma prova livre ou curso de verão/inverno.
Matérias do CBC de Medicina na UBA
-
Química
-
Matemática
-
Introdução do Pensamento Científico
-
Biologia e Introdução à Biologia Celular
-
Biofísica
-
Introdução a Sociedade e Estado
Ao finalizar o CBC, o aluno inicia o ciclo profissional, o prático e o final.
-
Ciclo Básico Comum
-
Ciclo Biomédico
-
Ciclo Clínico
-
Ciclo Rotatório
Quantos anos dura o curso de Medicina na UBA?
O curso de medicina na Universidade de Buenos Aires (UBA) tem carga horária de 7.948 horas e dura sete anos.
A UBA é uma instituição gratuita, você não precisa pagar para estudar medicina na Universidade. Não existe nenhum custo com taxa de matrícula ou mensalidade.
As despesas que você terá serão correspondentes aos trâmites e/ou com a prestação de serviços necessários para a sua matrícula como o apostilamento de haya, legalização, tradução juramentada, convalidação de diploma no MEC argentino, trâmites imigratórios para emissão do DNI, entre outros. Os valores dependem dos serviços contratados, mas a média é de R$5.000,00.
Além dos gastos pessoais que você terá quando chegar em Buenos Aires, com alimentação, transporte, aluguel de apartamento, entre outros. A média de gastos dos estudantes é de R$2.000,00.
Você precisa reunir toda documentação solicitada, e formalizar a sua matrícula na Universidade iniciando o CBC- Ciclo Básico Comum. Para isso, deverá reunir e tramitar a documentação solicitada pela UBA, isso inclui as legalizações e a convalidação do diploma no MEC Argentino.
Além disso,você deverá apresentar a certificação de espanhol para comprovar conhecimento no espanhol e regularizar a sua situação imigratória no país solicitando a emissão do DNI.
Certificados aceitos pela UBA
1- A Avaliação de Serviço Internacional da Língua Espanhola (Siele). Pode ser o Siele Global ou S5 –
www.siele.org
O mais recomendado é a certificação SIELE.
É o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola. Através dessa avaliação, é possível obter uma certificação do seu nível de domínio do espanhol. E atenção com isso! Não é aprovar ou não aprovar no SIELE. Você faz a prova e obtém uma nota do seu nível de conhecimento e domínio do idioma.
O SIELE não é a única certificação aceita pela UBA, além dela, existem outras, mas o SIELE é mais flexível devido a possibilidade de realização online no Brasil.
Leia mais: SIELE para estudar medicina em Buenos Aires
Os trâmites podem durar de 4 a 6 meses e devem ser finalizados antes da realização da matrícula. Confira abaixo a lista dos principais documentos solicitados para matrícula no curso de Medicina na UBA:
-
Histórico escolar do Ensino Médio
-
Certificado de conclusão do Ensino Médio
-
RG ou Passaporte
-
Cartão de vacina
-
Antecedentes penais
-
Comprovante de residência
-
Certidão de nascimento ou casamento
-
Emancipação
-
Foto 4x4 com fundo branco
-
Certificação de espanhol SIELE
Não, e a rotina de estudo é bem tranquila. Você vai cursar 3 matérias por quadrimestre, tendo aulas no máximo em 3 dias na semana em um turno (manhã, tarde ou noite).
A questão do CBC é que os estudantes brasileiros não tem a mesma qualidade de ensino e grade curricular que os argentinos, com isso, existem temas que eles não estão tão familiarizados. Sem sombra de dúvidas, o grande diferencial para aprovar no CBC é fazer um curso de apoio.
Não que você não possa estudar sozinho, mas o que eu percebo aqui na agência é que os alunos acabam perdendo tempo e não conseguindo fazer o CBC dentro desse primeiro ano. Até aprenderem a como estudar, o que estudar e estarem mais seguros com o espanhol já perdeu 2 ou 3 anos.
O curso de apoio te ajuda a ter um estudo mais assertivo, direcionado. Os professores tem anos de experiência, te pontuam exatamente o que você deve focar de cada disciplina e você decola! É um atalho seguro e que sem dúvidas, faz toda diferença.
Leia mais: Curso de apoio para Medicina na UBA
Como aprovar no CBC de Medicina na UBA?
Estudando espanhol, fazendo um bom curso de apoio e praticando com as provas anteriores.
O idioma é outro ponto importantíssimo para aprovar no CBC. Se você já sabe que vai estudar na UBA, não minimize o espanhol. Além de ser um requisito básico para realizar a sua matrícula, você precisa dominá-lo para compreender bem as aulas, os enunciados das questões e expressar o seu conhecimento nas avaliações.
Nós oferecemos aos nossos alunos um curso de apoio para o CBC da UBA completo para todas as disciplinas do CBC de Medicina na UBA.
O curso inclui as 6 disciplinas do CBC e as aulas são presenciais em Buenos Aires, ocorrendo de forma paralela com as aulas na faculdade. Os professores são argentinos e docentes da Universidade, e o foco das aulas é ensinar o conteúdo de maneira simples e didática, considerando que muitos estudantes brasileiros estão tendo contato com esses temas pela primeira vez.
Além disso, com tantos anos de experiência, os professores sabem quais temas os alunos devem focar mais e como responder as questões de prova trabalhando com simulados durante as aulas práticas.
3-Praticar
Para garantir a sua aprovação no CBC da UBA, foque em provas antigas e não faça isso somente na semana da prova, gere um hábito de estudar o conteúdo da semana com questões anteriores, entendendo como o tema pode ser abordado.