Saiba se os argentinos gostam dos brasileiros e como é o relacionamento dentro das Faculdades de Buenos Aires.
O tema do post de hoje é sobre a relação entre os argentinos e os brasileiros.
Os Argentinos amam o Brasil e é claro, gostam muito dos brasileiros. Eles estão sempre desejando estar em alguma praia tomando uma caipirinha kkkk... (palavras dos próprios argentinos).
Tenha certeza de que quando você conhecer um argentino, a primeira coisa que você vai escutar é sobre alguma viagem que ele fez para o Brasil, das comidas, das cervejas, das músicas, enfim, eles nunca esquecem e guardam com muito carinho cada lembrança dos brasileiros e do Brasil.
Chegue de mente aberta
O conselho que sempre damos a todos os alunos é que cheguem em Buenos Aires com a mente aberta. É outra cultura, outros costumes, outro idioma e a gente precisa se adaptar, afinal de contas, somos nós que estamos indo para Argentina.
Antes de embarcar para Buenos Aires é interessante que você busque saber como é Buenos Aires. Esse momento de pesquisa e preparação, faz toda diferença para você que não conhece nada sobre a terra portenha, e não existe outra forma de conhecer os argentinos, seus costumes e cultura, se não pesquisando sobre eles.
Os argentinos são preconceituosos?
Eu nunca presenciei nenhum tipo de preconceito por parte dos professores ou alunos argentinos com os brasileiros, pelo contrário, muitas vezes o que eu vi foram os próprios brasileiros se fechando em círculos de amizade de brasileiros evitando incluir argentinos ou pessoas de outras nacionalidades, fazendo críticas sobre a maneira das argentinas se vestirem, sobre a comida e alguns costumes culturais.
Argentinos
Eu sinceramente gosto demais dos argentinos, sou suspeita para falar porque sou casada com um, acho eles educados, cavalheiros e simpáticos. Lógico que isso ocorre em termos gerais, mas tem gente de todo tipo.
Há quem diga que os argentinos não são agradáveis, que são grosseiros, frios e há quem diga que eles são totalmente o contrário. Na minha opinião, os argentinos são reservados e a maioria tem um perfil mais tímido.
Relação com os brasileiros
Eu vejo os brasileiros criticarem aos argentinos dizendo que eles são frios, mas eu não concordo não viu gente, talvez alguns argentinos tenham pouca tolerância com alguns comportamentos de alguns brasileiros que são bem sem noção.
E isso passa pelo viés cultural, talvez aquilo que nós achamos que deve ser de uma forma, eles podem achar que é de outra. Por isso eu sempre digo aqui no blog que é muito importante conhecer a cultura dos argentinos, entender qual o posicionamento deles referente a diferentes temas sociais, políticos e ambientais.
Conheça mais a fundo da história do país. E não digo isso para que você passe a pensar e agir como eles, mas a partir desse momento, você vai poder entender que uma determinada atitude pode ser cultural e não pessoal.
Tenha uma boa adaptação em Buenos Aires
1) Aprenda o idioma
Como podemos fazer novas amizades sem falar espanhol? Vamos ficar tentados a só estar no meio de outros estudantes brasileiros porque é mais fácil falar português, mas se esforce um pouco para se comunicar em espanhol.
No início a gente fica um pouco desanimado quando as pessoas não nos entendem, mas logo com a prática isso passa e você vai se sentir mais seguro.
2) Se adapte
Adaptação leva tempo, acredito que alguns meses. É natural sentir saudade de casa e um pouco de resistência às novas mudanças, mas tudo passa.
Durante a sua fase de adaptação, conhecer os argentinos e seus costumes ajuda bastante. Diferenças com o clima e com a alimentação também precisam ser encaradas com maturidade e mente aberta, certo?
3) Faça amigos argentinos
Vai ser muito difícil se adaptar a um outro país se você estiver o tempo todo rodeado de amigos brasileiros. Procure criar raízes no país e fazer novas amizades locais. Isso te ajudará muito a se sentir mais em casa.
Leia mais:
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.