Vai chegando o dia da viagem e começamos a buscar mais sobre os bairros e regiões de Buenos Aires já pensando em onde podemos morar, não é mesmo? Mas Buenos Aires é uma cidade enorme, e buscar apartamento ainda estando no Brasil vai ser um grande desafio!
Morar perto da Universidade
A primeira coisa que os estudantes pensam é em morar perto da Universidade. Seria ótimo, o problema é que você e centenas de outros estudantes pensam o mesmo, e isso faz com que a demanda em regiões mais universitárias (próximo das principais faculdades) aumente bastante, e além de se tornar difícil de achar, são mais caros que em outras regiões da cidade.
Buenos Aires é uma cidade universitária. Se bem tem um forte turismo, mas o foco mesmo é de estudantes estrangeiros, então alugar apartamento além de ser caro é difícil.
O meu conselho é: relaxa! Não se estressa com isso porque você vai acabar se cansando logo de início e possivelmente, ter experiências não muito satisfatórias logo ao chegar na terrinha portenha.
Vai por mim… reserva um quarto em uma residência universitária e vá pelo menos uns três meses antes de começarem as aulas. Vá conhecendo a cidade com calma, os bairros, conhecendo os trajetos e linhas de metrô e ônibus, vá conhecendo outros estudantes, e com calma, vendo onde gostaria de morar.
Melhores bairros
Existem muitos bairros legais em Buenos Aires e eu acho a cidade bem tranquila e segura, e o melhor, com um sistema de transporte público incrível! Se você não conseguir morar do lado da faculdade não será um transtorno pegar transporte público.
Vou listar algumas opções de bairros:
Balvanera
Almagro
Abasto
Bairro Norte
Esse primeiro grupo são bairros de classe média, tem alguns prédios bem antigos mas costuma ser uma região bem central, com fácil acesso a meios de transporte, e os alugueis costumam ser mais econômicos.
Recoleta
Palermo
Las canitas
Nunez
Belgrano
Nesse segundo grupo estão os bairros preferidos dos estudantes por serem bairros de classe alta, mais modernos e principalmente, mais próximos dos bares e boates. Mas os aluguéis costumam ser bem mais caro!
Transporte público
Eu sempre falo mas nunca é demais repetir. Se você não conseguir morar perto da faculdade, transporte público não será o problema. Além de ser muito barato, é de excelente qualidade, são muitas linhas de ônibus e metrô e você sempre tem várias opções para escolher.
Segurança dos bairros
Os bairros escolhidos e mencionados aqui costumam ser bastante seguros, mas é sempre bom ter mais cuidado e atenção na rua.
Alugar apartamento
Como eu falei, alugar apartamento é uma etapa bem chatinha e complicada, então vá com calma e sem se estressar, certo? É super normal, e eu te recomendo que faça isso, ficar pelo menos durante os dois ou três primeiros meses em uma residência universitária enquanto procura um apartamento para alugar.
Tenha em conta que quando você encontrar o imóvel, deverá entrar com três meses de aluguel que correspondem:
1 mês de aluguel correspondente ao mês que você está ingressando no apartamento.
1 mês de aluguel correspondente a comissão imobiliária.
1 mês de aluguel correspondente a um depósito que você recebe de volta no final do contrato.
Leia mais:
-> Adaptação de um brasileiro em Buenos Aires
-> Medo de não gostar de morar em Buenos Aires
-> Buenos Aires é uma cidade boa para viver?
Para estudar em Buenos Aires basta iniciar o seu Processo de Admissão e Migratório com a Agência Buenos Aires Educacional, empresa responsável por realizar todos os trâmites solicitados pelas Universidades Argentinas. Além disso, auxiliamos na busca da moradia, realizamos a recepção dos alunos no aeroporto, oferecemos curso de espanhol, seguro viagem e muito mais.
A Buenos Aires Educacional tem uma forte presença online. Foi realizada uma matéria pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios da Globo com a nossa Fundadora Camila Santana.
Leia a entrevista clicando aqui.