Precisamos conversar sobre a UNLP!
A pandemia chegou, o Ministério de Educação de Buenos Aires fechou e até agora, quase 12 meses depois, ainda não retomaram as suas atividades. Isso causou muitos transtornos aos alunos que estavam se organizando para estudar em Buenos Aires, já que a UBA não flexibilizou o ingresso sem a convalidação de diploma, trâmite realizado no MEC argentino.
E foi justamente ai, que a UNLP conquistou o coração dos brasileiros. Muitas pessoas até então não conheciam a Universidade, como o foco era sempre a UBA, ela acabava passando despercebida. O que aconteceu foi que enquanto a UBA criava cada vez mais filtros para conter a grande quantidade de estudantes estrangeiros, a UNLP aparecia com um perfil mais acolhedor e flexível.
Mas vamos entender direitinho a diferença entre elas…
1- Convalidação de diploma no MEC Argentino:
Para ingressar na UBA você deve apresentar todos os seus documentos escolares legalizados e realizar a convalidação do seu diploma no MEC argentino. Sem a convalidação não é possível ingressar na Universidade. Mas, como vamos realizar a convalidação de diploma se o MEC está com as atividades suspensas a quase 1 ano?
Já na UNLP, apesar de exigirem a convalidação de diploma, dão um prazo de 1 ano para que você consiga realizar o seu trâmite e concluir a sua matrícula.
2- DNI:
Quanto ao DNI- Documento Nacional de Identidade Argentino, sabemos que é um processo demorado, que com sorte, pode ser concluído em 6 meses. Apesar de Migrações, órgão responsável pela emissão do documento, terem suspendido as suas atividades durante os primeiros meses da pandemia, eles já retomaram as suas atividades e grande parte dos trâmites estão sendo realizados online.
Lembre-se que tanto a UBA como a UNLP dá um prazo de 1 ano para que você apresente o seu DNI, certo? Certamente na matrícula do seu segundo ano, ele será cobrado entre as documentações solicitadas.
3- Certificação de espanhol:
Para ingressar na UBA, é necessário apresentar uma certificação de espanhol específica para demonstrar um nível de espanhol equivalente ao nível B2+ Intermediário, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência.
As certificações aceitas são:
1- A Avaliação de Serviço Internacional da Língua Espanhola (Siele). Pode ser o Siele Global ou S5 – www.siele.org
2- O Certificado de Espanhol Intermediário (CEI)- www.idiomas.filo.uba.ar
3- O Certificado de Língua e Uso de Espanhol (CELU)- www.celu.edu.ar
Já na UNLP, as certificações aceitas são:
1- A Avaliação de Serviço Internacional da Língua Espanhola (Siele). Pode ser o Global com pontuação mínima de 700 pontos – www.siele.org
2- O Certificado de Língua e Uso de Espanhol (CELU). Pontuação mínima “intermediário-muito bom”- www.celu.edu.ar
Além dessas duas, a UNLP também aceita a certificação de CEI B2 e CertEA. Mas essas certificações não são possíveis obter estando no Brasil certo? Já Siele e CELU você pode fazer enquanto estiver no Brasil de forma online.
Bom, além dessas diferenças, confira também algumas curiosidades sobre a UNLP:
- O curso de ingresso da UNLP tem duração de aproximadamente 2 meses. Concluindo esse primeiro ciclo, o aluno já inicia o curso de medicina entre abril e maio.
- O curso de medicina tem duração de 6 anos- confira a matriz curricular: http://www.med.unlp.edu.ar/index.php/grado2/medicina-1/plan-2004
- LaPlata é uma cidade da província de Buenos Aires, e está a 56km da capital de Buenos Aires.
Para estudar em Buenos Aires basta iniciar o seu Processo de Admissão e Migratório com a Agência Buenos Aires Educacional, empresa responsável por realizar todos os trâmites solicitados pelas Universidades Argentinas. Além disso, auxiliamos na busca da moradia, realizamos a recepção dos alunos no aeroporto, oferecemos curso de espanhol, seguro viagem e muito mais.
A Buenos Aires Educacional tem uma forte presença online. Foi realizada uma matéria pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios da Globo com a nossa Fundadora Camila Santana.
Leia a entrevista clicando aqui.