Saiba como são os argentinos, seus costumes, gostos, cultura e como é o relacionamento com os estudantes brasileiros que vivem em Buenos Aires.
Buenos Aires foi invadida por brasileiros e é constante a preocupação sobre a relação com os Hermanos. Eu acho importante falar sobre isso, afinal de contas você para o território deles e compreender mais dos seus costumes e cultura, respeitando as diferenças é mais que nossa obrigação.
Encantadora
Para os brasileiros que vivem em Buenos Aires, a cidade pode ser classificada em apenas uma palavra, encantadora. A capital da Argentina é um pedaço da Europa na América do Sul. No país vizinho, é possível estudar, passear e se divertir como se estivesse na Europa, graças a sua herança cultural deixada pelos italianos e pela colonização espanhola.
Como é a vida em Buenos Aires?
Essa incrível cidade com uma cultura de traços fortemente europeus está cada vez mais disponível aos brasileiros, não só pelo idioma que é fácil de aprender, mas também pela valorização da moeda no país e pela proximidade com o Brasil.
Conhecida também como a terra do tango, Buenos Aires é uma cidade ativa 24hs, em qualquer momento do dia é possível ter acesso a transporte público, ruas iluminadas e segurança, afinal de contas a noite nessa cidade é um show à parte.
Leia mais: Como é a vida em Buenos Aires?
Como são os argentinos?
O povo argentino é muito receptivo à “invasão de brasileiros”, sempre muito alegres, se esforçam para falar em português e não podem deixar de falar das praias brasileiras. Nas principais Universidades o carinho receptivo também é grande com os estudantes brasileiros que vivem em Buenos Aires.
Eu sinceramente gosto demais dos argentinos, sou suspeita para falar porque sou casada com um, acho eles educados, cavalheiros e simpáticos. Lógico que isso ocorre em termos gerais, mas tem gente de todo tipo.
Relação entre brasilerios e argentinos
Eu vejo os brasileiros criticarem aos argentinos dizendo que eles são grosseiros, mas eu não concordo não viu gente, talvez alguns argentinos tenham pouca tolerância com alguns comportamentos de alguns brasileiros que são bem sem noção.
E isso passa pelo viés cultural, talvez aquilo que nós achamos que deve ser de uma forma, eles podem achar que é de outra. Por isso eu sempre digo aqui no blog que é muito importante conhecer a cultura dos argentinos, entender qual o posicionamento deles referente a diferentes temas sociais, políticos e ambientais.
Conheça mais a fundo da história do país. E não digo isso para que você passe a pensar e agir como eles, mas a partir desse momento, você vai poder entender que uma determinada atitude pode ser cultural e não pessoal.
Como são os argentinos?
Pensei em algumas características dos argentinos para tentar definir um pouco melhor o comportamento cultural deles:
1) Argentino adora viajar.
Eles valorizam muito as férias ou feriados prolongados, planejam todo o ano para viajar, juntam dinheiro, montam o roteiro de passeios e aproveitam cada momento da viagem.
2) Argentino adora sexta-feira.
Eles amam passar um momento com os amigos depois do trabalho, o final de semana portenho começa na sexta-feira e para alguns, talvez na quinta. Saem do trabalho e vão direto para algum bar que tenha after-office.
No verão, que escurece bem tarde, lá para às 21hs, eles aproveitam muito as idas aos parques, o dia acaba durando mais e eles aproveitam muito entre amigos.
3) Argentino tem uma alimentação mais simples.
Eles têm uma alimentação mais básica que a nossa. Comem muita salada, tomam muito mate e chá, comem pouca fritura e utilizam pouco condimento nas comidas.
Nós sentimos muito isso quando vamos a um restaurante, enquanto o nosso prato leva pelo menos três tipos de acompanhamento, o deles leva só um, por exemplo, carne e purê de batata, ou carne e salada.
4) Argentino adora a natureza.
Quem conhece Buenos Aires sabe, é uma das cidades mais verdes e arborizadas que conhecemos. As praças são super seguras porque são os lugares que as pessoas sentam para fazer um lanche, ler, fazer um piquenique com os amigos, praticar esportes e até mesmo tomar sol.
5) Argentino é político.
Eu nunca vi jovens tão bem informados, atualizados e envolvidos com a política como os argentinos. Eles conhecem e reclamam muito bem os seus direitos, vão as ruas, as faculdades e exercem aquilo que por direito é deles, a democracia, e com muita ordem e respeito.
Meu conselho é que você busque conhecer mais dos argentinos, eles têm uma cultura muito legal e eu tenho certeza que você vai aprender muitas coisas novas em Buenos Aires. Eu já indiquei em outro post o canal de youtube de um americano que ama Argentina e que traduz de uma forma muito legal, a cultura portenha.
Ele fala espanhol de uma forma tão perfeita que a última coisa que você vai imaginar é que ele é um americano. É bem legal :)
Leia mais:
Buenos Aires é uma cidade boa para viver?
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.