Saiba como funciona o sistema público de transporte em Buenos Aires e confira algumas dicas sobre como se locomover pela cidade.
Muitas pessoas me perguntam como é o transporte em Buenos Aires, e se tratando de transporte público, podemos dizer com todas as letras que Argentina é um dos países da América do Sul mais avançados em transporte público.
Além do serviço ser adaptado às necessidades dos seus habitantes, são muitas opções, bem eficientes e que na maioria das vezes funcionam 24 horas por dia.
Então vamos conhecer todas as opções de transporte em Buenos Aires que você vai encontrar:
METRÔ/SUBTE:
O “Subte” ou metrô, é o meio mais rápido, com menos espera, econômico e seguro da cidade. Aliás, foi a primeira cidade da América Latina a inaugurar este transporte, em 1913 (a famosa e histórica Linha A). Liga toda a capital e a gente pode fazer combinações para diferentes destinos. No metrô você também precisa ficar ligado ao passar pela catraca, pois é necessário cruzá-la já no sentido que irá.
Uma coisa legal é que perto do horário de encerramento, às saídas de emergência e catracas ficam liberadas. Ou seja, você pode usar gratuitamente! Infelizmente o serviço acaba cedo, às 23hs.
Segunda a sexta 5:30hs às 23hs
Sábado 06hs às 23:30hs
Domingo de 8h às 22hs
Saiba mais infos: http://www.metrovias.com.ar/
ÔNIBUS:
Os ônibus ou como são chamados por aqui, “colectivos”, são organizados por números e circulam 24 horas por dia. Aqui não tem cobrador de ônibus então você não pode pagar com dinheiro, você deve ter o cartão sube com crédito para poder viajar.
Há algo muito interessante nos ônibus aqui em Buenos Aires: você paga de acordo com a distância que deseja ir, dessa forma se você quiser utilizar o serviço só por uma determinada distância você não paga o mesmo daquelas pessoas que vai de um terminal ao outro. No início, você precisará falar ao motorista a rua que deseja ir e ele te dará um preço. Depois, quando já tiver habituado, pode só dizer o valor.
Os pontos de ônibus aqui funcionam assim, cada um deles tem os números dos que param ali. Pode acontecer de um coletivo passar em determinada rua, porém você precisar estar no ponto dele para que o motorista pare. Confira a placa ou pergunte para confirmar. No geral, o serviço é bem organizado e não costuma demorar.
TREM:
A gente recomenda o trem quando você precisar sair da cidade, pois o metrô e ônibus satisfazem bem as necessidades pra se locomover por aqui.
TÁXIS:
Os taxis são fáceis de identificar. Tem a cor amarela e preta. É importante lembrar de usar a Radio Táxi, a opção mais segura. Recomendamos que fique atento as notas do troco que o taxista te der. Há comentários que alguns rodam com notas falsas.
No mais, você encontrará uma opção muito bacana de transporte em Buenos Aires: são as bikes!
Há aqui toda uma estrutura que beneficiam quem adora andar de bicicleta. Outra opção é ir andando para muitos lugares, algo que você pode fazer se estiver perto do centro da cidade. Ela foi feita pra ser explorada a pé mesmo.
Tá vendo que tem ótimas opções em Buenos Aires? O transporte por aqui, também não é algo em que precise se preocupar!
Confira o guia oficial da cidade de Buenos Aires: http://mapa.buenosaires.gov.ar
Leia mais:
Para estudar em Buenos Aires basta iniciar o seu Processo de Admissão e Migratório com a Agência Buenos Aires Educacional, empresa responsável por realizar todos os trâmites solicitados pelas Universidades Argentinas. Além disso, auxiliamos na busca da moradia, realizamos a recepção dos alunos no aeroporto, oferecemos curso de espanhol, seguro viagem e muito mais.
A Buenos Aires Educacional tem uma forte presença online. Foi realizada uma matéria pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios da Globo com a nossa Fundadora Camila Santana.
Leia a entrevista clicando aqui.