Medo de ir para Buenos Aires

Medo de ir para Buenos Aires

O novo assusta e pode gerar um medo desse desconhecido. Entenda como algumas estratégias podem te ajudar a se preparar para Buenos Aires.
 
O post de hoje é sobre o medo e indecisão que surge durante esse período de preparação para embarcar para Buenos Aires.
 
É natural e até previsível sentir um pouco de medo de ir para Buenos Aires, afinal de contas, é outro país, e apesar de todas as vantagens que a experiência nos proporciona, ela não deixa de ser um desafio.
 

Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade linda, organizada, planejada, segura e onde o sistema de transporte público funciona extremamente bem! É uma cidade que te permite ter uma qualidade de vida incrível e te proporciona uma experiência cultural muito enriquecedora. 
Leia mais: Morar em Buenos Aires
 

Experiência de Viver em Buenos Aires

Buenos Aires foi considerada a melhor cidade para estudantes da América Latina de acordo com o Ranking QS Best Student Cities 2023, e a melhor cidade latinoamericana para viver, de acordo com a revista britânica The Economist.

Eu acho que a experiência de viver em Buenos Aires é uma ótima oportunidade para o seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional. Você vai aprender muitas coisas novas e legais, e isso te ajudará a ver a realidade da vida de uma outra forma.
 

Mas porque ter medo de não gostar de Buenos Aires?

Você vai passar por um período de adaptação com a nova cultura e com o clima, e se você realmente não se adaptar, você volta! É muito comum estudantes desistirem e voltarem para suas cidades porque não gostaram da experiência de morar longe dos pais e dos amigos e nem se adaptaram com Buenos Aires, mas isso você só vai saber se você tentar. 
 
Cada pessoa tem o seu próprio processo de adaptação, alguns alunos foram com a mãe, outros foram sozinhos, alguns se mudaram com a família, outros se casaram com argentinos e tem quem não queira voltar a morar no Brasil nunca mais.
 

Você já sabe o que quer?

Trate de ir para Buenos Aires com o objetivo estabelecido. Isso te ajudará a ter foco e determinação quando a dificuldade chegar.

É claro que morar em outro país não é tão simples quanto parece, é legal, aprendemos muitas coisas que não aprenderíamos na casa dos nossos país, mas o fato é que você vai ter dias de saudade, dias em que se sentirá sozinha, e isso é normal, acontece com todo mundo.

Não tem como evitar isso, e nem é necessário. Lembre-se sempre que todo esforço não é só por você, é também pelas pessoas que você ama, então isso te trará conforto para seguir em frente.
 

Como sentir segurança?

Na minha opinião, que já vivi essa experiência, você só vai saber como será para você, se você tentar.

Arriscar as vezes é necessário na vida. As pessoas parecem ter medo de errar. Você pode ouvir a experiência de várias pessoas, e isso é ótimo, te ajudará muito a alinhar melhor as suas expectativas, mas a sua experiência pessoal só será conhecida quando vivida.

Se não der certo, a sua casa, sua família e seus amigos continuarão aqui, e você poderá recomeçar sabendo que tentou, mas que esse não era o seu caminho, e tenha certeza, esse sentimento será muito mais confortável que o sentimento de condenação por não ter tentado.

O que eu posso te dizer é que use o seu medo a seu favor. Se questione, investigue, corra atrás de informações para que isso venha te favorecer no seu projeto, mas não se paralise, você vai crescer muito, vai ser uma fase de amadurecimento que vai transformar a sua vida, acredite! E a saudade da família aperta, não passa nunca, mas você pode se organizar melhor para as férias e eles também podem te visitar sempre que possível, vale a pena o sacrifício.
 

Como me preparar para ir para Buenos Aires?

1- Pesquise muitas coisas sobre Buenos Aires

Se aproxime mais da cultura, da cidade, dos costumes, das comidas, enfim, tudo que te ajude a conhecer mais dos portenhos.
 

2- Foco total no Espanhol

Não só pelo fato de que você vai para Faculdade, mas pelo fato de que você vai precisar se comunicar com os argentinos, estabelecer vínculos de amizade, e uma boa comunicação faz toda diferença.  Procure assistir filmes e séries argentinos, assistir os jornais locais, tudo que te ajude a se familiarizar com um vocabulário mais informal.
 

3- Chegue cedo

Normalmente as aulas começam em março, trate de chegar no máximo em janeiro. Esses meses de adaptação sem influência da pressão da Universidade vai te ajudar muito. Se permita viver esses meses conhecendo a cidade, fazendo amizades, estabelecendo vínculos e criando raízes na cidade. Isso será muito importante para as próximas etapas.
 
 

Leia mais:


Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.
 
cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

QUEM SOMOS

  Atuamos desde 2011 assessorando estudantes brasileiros a ingressarem em Universidades Argentinas. Entre os nossos principais serviços, estão os trâmites de admissão e imigratórios, assim como cursos de espanhol preparatórios.

FALE CONOSCO

Rua Arthur de Azevedo Machado, 1459, Costa Azul, International Trade Center, sala 1603- Salvador/Bahia

Newsletter

Pesquisar