Brasileiros em Buenos Aires

Brasileiros em Buenos Aires

Saiba como os brasileiros em Buenos Aires encaram a adaptação e enfrentam os desafios de lidar com essa nova cultura.
 

O post de hoje é sobre os brasileiros em Buenos Aires. De como é o processo de preparação e adaptação para ida para Buenos Aires, até como enfrentam e superam os desafios na cidade. 

Buenos Aires foi invadida pelos brasileiros. Você vai na farmácia tem brasileiro, vai no supermercado tem brasileiro, vai para academia e tem brasileiros, você anda nas ruas e se encontra com brasileiros, você liga para assistência da sua internet e advinha? Atende um brasileiro kkk...
 

Encantadora

Para os brasileiros que vivem em Buenos Aires, a cidade pode ser classificada em apenas uma palavra, encantadora. A capital da Argentina é um pedaço da Europa na América do Sul. No país vizinho, é possível estudar, passear e se divertir como se estivesse na Europa, graças a sua herança cultural deixada pelos italianos e pela colonização espanhola.
 

Buenos Aires

Essa incrível cidade com uma cultura de traços fortemente europeus está cada vez mais disponível aos brasileiros, não só pelo idioma que é fácil de aprender, mas também pela valorização da moeda no país e pela proximidade com o Brasil.
 
Conhecida também como a terra do tango, Buenos Aires é uma cidade ativa 24hs, em qualquer momento do dia é possível ter acesso a transporte público, ruas iluminadas e segurança, afinal de contas a noite nessa cidade é um show à parte.
 

Como são os argentinos?

O povo argentino é muito receptivo à “invasão de brasileiros”, sempre muito alegres, se esforçam para falar em português e não podem deixar de falar das praias brasileiras. Nas principais Universidades o carinho receptivo também é grande com os estudantes brasileiros que vivem em Buenos Aires.
 

Por que essa transição de brasileiros para Buenos Aires?

O principal motivo que leva tantos estudantes brasileiros para Buenos Aires é a preocupação pelo seu futuro! Como você já sabe, em Buenos Aires, nas Universidades não tem vestibular, nem as públicas e nem nas particulares. Além disso, as particulares tem mensalidades muito abaixo da média das mensalidades das Universidades Brasileiras.
 

Há desistência?

Sim, muitos estudantes brasileiros desistem de estudar em Buenos Aires. É normal e acontece todos os anos. Os motivos normalmente estão relacionados a questões pessoais e é sobre isso que vamos conversar hoje.
 

Motivos que levam a desistência

Enquanto agência, buscamos ser o mais transparente possível com os nossos estudantes. Aqui mesmo no blog eu trato de questões positivas sobre estudar em Buenos Aires, mas também sobre os desafios, porque eles existem e sempre existirão. 
 
Só em Buenos Aires que temos dificuldade? Frustração? Perdas? Não. No Brasil também poderíamos experimentar sofrimento, só que de outra ordem, com outras questões. Em mais de 10 anos de experiência com estudantes brasileiros em Buenos Aires observo que alguns pontos se repetem, como:
  • A falta de planejamento
  • A falta de conhecimento sobre Buenos Aires
  • A falta de preparação para as mudanças que ocorrerão após a sua chegada na cidade
 
 

Orientações para você se preparar:

1- Conheça a Buenos Aires

Antes de embarcar para Buenos Aires é interessante que você busque saber como é Buenos Aires. Esse momento de pesquisa e preparação, faz toda diferença para você que não conhece nada sobre a terra portenha, e não existe outra forma de conhecer os argentinos, seus costumes e cultura, se não pesquisando sobre eles. 
 

2- A experiência de outros brasileiros

Sou baiana, morei em Buenos Aires por oito anos e me casei com um argentino. A minha adaptação foi mais simples porque eu me permiti conhecer mais da Argentina, da sua cultura, costumes, gastronomia e chegar aberta a isso facilitou muito. 
Mas já conheci outras pessoas que sofreram porque chegaram esperando que se encontrariam com uma realidade e acabaram encontrando outra, por isso é legal que você leia sobre a cidade, sobre a cultura dos portenhos e seus costumes.
 
E tome cuidado com as informações que lê por internet. Não leve o discurso das pessoas tão a sério, essa é a versão deles, a sua pode ser completamente diferente. É importante compreender sobre isso, não saia por aí conhecendo a história das pessoas e achando que vai ser exatamente assim para você.
 

E agora? O que fazer?

Eu acho que o mais valioso de conhecer a história das pessoas é saber o que ela fez diante da dificuldade, isso acaba se tornando uma possibilidade de estratégia de enfrentamento para nós. Você já sabe quais os desafios que os brasileiros, que foram fazer o que você vai fazer na Argentina, enfrentaram? É hora de saber quais são esses desafios e de buscar soluções e estratégias para superá-los. 
 
Um exemplo típico disso é a dificuldade com o espanhol e com o CBC da UBA, onde estudantes acabam fazendo um curso de idioma e um curso de apoio que fazem total diferença na aprovação das matérias do primeiro semestre.
 

10 dicas para você se preparar para Buenos Aires 

1) Fale sobre o que você vai fazer em Buenos Aires. E para quê.

Existe um motivo não é mesmo? Ele pode ser forte o suficiente para os dias difíceis onde você se questione se dará conta ou não.
 

2) O que você sabe sobre a cidade? 

Busque informações sobre a cultura, os costumes gastronômicos, sobre os argentinos, as gírias utilizadas, o clima, os hábitos e costumes locais, sobre o que eles costumam fazer nos finais de semana, diferenças culturais, entre outas coisas...
 

3) Aprenda o castelhano

Se você vai fazer um curso na cidade, trate de desde agora já ir tendo algum contato com o idioma. Uma boa opção é visitar canais de youtube de argentinos, sites de jornais locais, escutar músicas e assistir a séries e filmes argentinos. 
 

4) Você tem o apoio e suporte financeiro da sua família?

Certifique-se que a sua família terá condições de te ajudar financeiramente durante o seu curso. Viver em Buenos Aires tem um custo e você precisa ter esse apoio para poder se concentrar naquilo que você vai fazer.
 

5) Conheça as diferenças culturais

Busque informações sobre diferenças da cidade, dos costumes, da forma de pensar, de tudo o que Argentina tem de diferente do Brasil. Apesar de serem países bem próximos, existem muitas diferenças entre eles.
 

6) Conheça o outro lado da moeda

Não busque conhecer só as coisas boas, busque conhecer o outro lado também, as dificuldades, os desafios, e dessa forma você evita tantas surpresas quando chegar lá.
 

7) Experiência de outros brasileiros

Você já sabe quais os desafios que os brasileiros, que foram fazer o que você vai fazer na Argentina, enfrentaram? É hora de saber quais são esses desafios e de buscar soluções e estratégias para superá-los. 
 

8) Entenda o método de ensino das Universidades

Comece a entender como o método de ensino das Universidades. Algumas tem o método PBL, que busca incorporar à formação acadêmica uma forma de pensar mais crítica e transversal.
 

9) Se visualize nesse cenário

Busque imaginar como será a sua vida a partir do momento que você chegar em Buenos Aires e comece a antecipar algumas atividades desde o Brasil, por exemplo, em Buenos Aires você terá que organizar seu apartamento, fazer compras, lavar roupa, cozinhar, pagar as contas e ainda estudar. 

Certamente, você não faz isso na casa dos seus pais, então seria uma ótima experiência, começar aos poucos a incorporar novos costumes e responsabilidades ainda aqui no Brasil.
 

10) Suporte psicológico

Nunca é demais. Meu sonho é receber estudantes aqui na agência que já nos contratam com um processo de psicoterapia em andamento, isso ajuda muito, desde uma tomada de decisão mais consciente e madura, até uma preparação de quem é você em Buenos Aires. 
 
Somente a experiência e vivência pode te dizer de fato como será, mas se antecipar te ajudará a se preparar para muitas coisas. Eu te garanto que vai valer a pena, vai fazer diferença!
 

Leia mais:

Como é a adaptação na Argentina?


Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.
 
buenosaireseducacional profile pic

Buenos Aires Educacional (@buenosaireseducacional)

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

QUEM SOMOS

Atuamos desde 2011 assessorando estudantes brasileiros a ingressarem em Universidades Argentinas. Entre os nossos principais serviços, estão os trâmites de admissão e imigratórios, assim como cursos de espanhol preparatórios.

FALE CONOSCO

Rua Arthur de Azevedo Machado, 1459, Costa Azul, International Trade Center, sala 1603- Salvador/Bahia

Newsletter

Pesquisar