Como fazer uma Faculdade na Argentina?

Como fazer uma Faculdade na Argentina?

Saiba como fazer uma Faculdade na Argentina e quais são os documentos necessários para realização da matrícula.

No post de hoje te explicaremos como é possível fazer uma Faculdade na Argentina e quais são os passos para realização da matrícula.

As Faculdades Argentinas recebem centenas de estudantes estrangeiros por ano, e devido ao seu método de ingresso sem vestibular, é possível ingressar em Universidades públicas, mesmo na condição de estrangeiro.

Além disso, com o contexto de crise econômica da Argentina, o real está super valorizado o que facilitou também o ingresso em Faculdades particulares com mensalidades a partir de R$800,00.
 

 


Como fazer uma Faculdade na Argentina?

Antes que nada, não existe vestibular. A matrícula é realizada mediante apresentação dos documentos e trâmites solicitados.
 

Ingresso sem vestibular

Não existe vestibular nas Universidades Argentinas e o ingresso ocorre por meio de um curso de ingresso, sem concorrência e sem limites de vagas. Diferente do vestibular do Brasil, o método de ingresso é através de um curso de nivelamento.

O método de ingresso não tem como objetivo avaliar os seus conhecimentos adquiridos no ensino médio, ele tem como objetivo nivelar os seus conhecimentos entre o ensino médio e o superior, sem a necessidade de concorrer com outros estudantes por uma mesma vaga.
 
Você só precisa reunir a documentação solicitada pela Universidade, realizar os trâmites de validação e legalização e fazer a matrícula na faculdade. Depois disso, deverá aguardar o início das aulas do curso de ingresso e comparecer as aulas das disciplinas que você estiver inscrito.

A duração e as disciplinas do curso de ingresso variam de acordo com a instituição, podendo durar de 3 semanas a 8 meses. 


Quais são os requisitos para matrícula?

Ter finalizado o ensino médio, realizar a revalidação do seu diploma na Argentina e ter o certificado B2 de espanhol. De maneira resumida, esses são os requisitos, mas isso muda de faculdade para faculdade.

Algumas exigem o DNI, que é o documento de identidade argentino já no ato da matrícula, outras dão um prazo maior. Já tem faculdade que não exige o SIELE, outras sim, então esses requisitos podem mudar de acordo com a instituição.

 

Espanhol

A própria experiência de viver e estudar na Argentina te proporcionará um domínio do idioma, e pode representar uma valorização acadêmica e profissional, não só pelo fato de dominar um segundo ou terceiro idioma, mas pelos valores e habilidades adquiridas durante essa experiência.

Algumas Universidades exigem uma certificação de espanhol, comprovando domínio do espanhol nível intermediário, para isso, orientamos aos nossos alunos a realizarem um curso de imersão preparatório para o exame do SIELE.
Leia mais: Curso de espanhol para estudar na Argentina
 

Passo a passo para estudar em uma Faculdade na Argentina

  • Defina o curso e a Universidade

O ideal é iniciar o seu processo de assessoramento com a Universidade definida, assim os trâmites serão realizados conforme as exigências da instituição.
 
 
  • Organize a sua documentação 

Essa talvez seja a parte mais complicada porque envolve órgãos públicos e uma certa burocracia. Entre em contato conosco e conheça os nossos pacotes de assessoramento para que você entregue seus documentos e consiga focar no estudo do espanhol, enquanto nós realizamos toda a parte burocrática dos documentos.
 
  • Comece o seu curso de espanhol 

A maioria das Faculdades já estão exigindo o certificado de espanhol B2, então a recomendação é que você estude e tenha uma orientação mais focal para aplicação do exame. Além disso, o estudo do espanhol não é apenas para obter a sua certificação, é para facilitar o seu ingresso e adaptação acadêmica e cultural em Buenos Aires.

 
  • Reserve o seu apartamento ou residência 

Mais próximo do início das aulas, iniciaremos uma outra etapa, agora já para preparação da viagem. Esse é o momento de reservar a sua acomodação, ver passagem aérea, traslado do aeroporto, seguro viagem, tudo para que a sua chegada em Buenos Aires seja tranquila e segura.

E chegando em Buenos Aires você começa a estudar. É claro que essa será uma fase cheia de desafios, tudo novo, diferente, mas é assim mesmo, com certeza será uma experiência maravilhosa, de muito crescimento para sua vida pessoal, acadêmica e profissional, por isso curta e desfrute de cada conquista.
 

Leia mais:

Documentos para estudar na Argentina
Assessoria para estudar na Argentina

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.
 
buenosaireseducacional profile pic

Buenos Aires Educacional (@buenosaireseducacional)

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

QUEM SOMOS

  Atuamos desde 2011 assessorando estudantes brasileiros a ingressarem em Universidades Argentinas. Entre os nossos principais serviços, estão os trâmites de admissão e imigratórios, assim como cursos de espanhol preparatórios.

FALE CONOSCO

Rua Arthur de Azevedo Machado, 1459, Costa Azul, International Trade Center, sala 1603- Salvador/Bahia

Newsletter

Pesquisar