Como trocar dinheiro em Buenos Aires? Entenda quais são as diferentes possibilidades para receber dinheiro do Brasil na Argentina.
A moeda local da Argentina é o peso argentino. Atualmente o peso está bem desvalorizado o que tem viabilizado muito a ida de brasileiros para Buenos Aires.
Dificilmente você vai conseguir comprar pesos argentinos no Brasil, e eu nem recomendo, você vai pagar caro e vai perder dinheiro. O ideal é levar em reais ou dólares e trocar em Buenos Aires.
Mas se você vai estudar em Buenos Aires, esse dinheiro em espécie vai acabar e você vai precisar utilizar outros meios para receber dinheiro do Brasil.
3 formas de receber dinheiro em Buenos Aires:
-
Casas de câmbio / espécie
Você pode trocar seu dinheiro em casas de câmbio por espécie. Pelo centro você vai encontrar várias casas de câmbio e vai observar que a cotação para dinheiro em espécie é maior que a cotação para transferência bancária, por isso compensa sempre ter o dinheiro em espécie.
Nessa opção, você vai até a casa de câmbio com o dinheiro em espécie.
-
Casas de câmbio / transferência
Tem ainda a possibilidade de trocar dinheiro por transferência.
Algumas casas de câmbio trabalham com transferências bancárias. A cotação é um pouco inferior que a cotação em espécie. Para isso, é necessário realizar um cadastro com a casa de câmbio, pedir as informações bancárias de onde transferir ou depositar o dinheiro, enviar o comprovante da transação e ir sacar o dinheiro em Buenos Aires diretamente na casa de câmbio.
Nessa opção, a casa de câmbio vai passar uma conta bancária de um banco brasileiro, para que você ou seus responsáveis consigam realizar a transferência via nacional. Feita a transferência, você envia o comprovante para a casa de câmbio e aguarda a confirmação deles para ir buscar o dinheiro.
Caso você já tenha uma conta bancária em Buenos Aires, poderá passar a sua conta e eles transferem o valor em pesos para você. Dessa forma você evita ficar andando com muito dinheiro na rua.
-
Caixa eletrônico:
Uma outra possibilidade para sacar dinheiro em Buenos Aires é por meio dos caixas eletrônicos com bandeira link ou banelco. Essa não é a melhor opção devido a cotação mais baixa e as altas taxas de impostos, mas é sempre válida em uma emergência a noite ou em um final de semana.
Nessa opção, você não vai sacar em dólares ou reais, o dinheiro já sai convertido para pesos argentinos. Além disso, será necessário que você realize o desbloqueio do seu cartão para uso internacional.
-
Cartão
Você pode adquirir um cartão pré-pago nas casas de câmbio oficiais da sua cidade. Lá você poderá comprar dólares, carregar o seu cartão e utilizar em qualquer local da cidade. Além disso, poderá também utilizar o seu próprio cartão de crédito. Não é possível fazer compras parceladas, mas diante de uma emergência, poderá realizar uma compra no crédito. Só não esqueça de habilitar o seu cartão para uso internacional.
Nessa opção o saque também já será em pesos argentinos, e as compras realizadas no cartão variam de acordo com a cotação do dólar no dia.
Chegando em Buenos Aires
Se você vai chegar em Buenos Aires de noite ou no final de semana, não encontrará nenhuma casa de câmbio aberta para trocar os seus reais e ficará sem dinheiro para pagar o seu táxi, comprar um lanche e se locomover na cidade durante as primeiras horas.
Compre alguns pesos argentinos no aeroporto pelo menos até você ir na casa de câmbio. Mas também não tem pânico, se surgir alguma emergência e você não tiver pesos, os dólares apesar de não serem a moeda oficial do país, é bastante aceito na cidade em farmácias, restaurantes, supermercados e até mesmo pelos taxistas.
Por último, atenção com as casas de câmbio. Não fique só atrás de cotações para não cair em golpe. Busque informações e recomendações de alunos que já trocaram antes, e lembre-se que você vai chegar em um país desconhecido em condição de estrangeiro e muitas pessoas vão querer se aproveitar de você. Mantenha os olhos sempre abertos!!
Tem algum banco brasileiro na Argentina?
Sim, existem agências dos mesmos bancos que existem no Brasil, como Santander e Itaú, por exemplo, mas essas agências são de contas argentinas. Você não consegue resolver questões da sua conta lá porque o gerente não tem acesso a contas de outros países.
Como brasileiro pode abrir conta em banco na Argentina?
Depois que você tiver o DNI e CUIL, poderá comparecer a qualquer agência do banco da sua preferência, com o DNI e comprovante de residência para abrir a sua conta.
Abrir uma conta bancária em Buenos Aires
Depois de receber o seu DNI, abra uma conta bancária em Buenos Aires e facilite a gestão do seu dinheiro. Como o peso argentino está bem desvalorizado, você vai perceber que para qualquer coisa que você comprar a quantidade de bilhetes é sempre alta, com isso, você precisa sair sempre com muitos bilhetes e isso pode ser perigoso.
Tendo uma conta bancária, você pode solicitar que a casa de câmbio faça o depósito diretamente na sua conta para evitar ter que ir pessoalmente buscar tantos bilhetes de pesos. Além disso, por lá você pode realizar o pagamento do seu aluguel, pagar o boleto da faculdade e realizar as suas compras com o cartão de débito, vai facilitar muito!
Para isso, você deve escolher o banco da sua preferência e verificar os documentos necessários para abertura de conta universitária. Os documentos solicitados são:
- DNI
- Comprovante de residência em Buenos Aires
- Comprovante de matrícula da Universidade
Leia mais:
Custo de vida em Buenos Aires
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.
Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.