Vantagens e Desafios de Estudar na Argentina

Vantagens e desafios de Estudar na Argentina

Conheça as principais vantagens e desafios que os estudantes brasileiros enfrentam para Estudar na Argentina.

No post de hoje compartilharemos alguns pontos percebidos como vantagens e desafios por estudantes brasileiros na Argentina.

 
Na Argentina não tem vestibular e o real está altamente valorizado, o que colaborou muito para tornar Buenos Aires um importante destino acadêmico. A cidade está repleta de estudantes estrangeiros de várias nacionalidades e isso se deve ao reconhecimento e destaque acadêmico que algumas Universidades possuem.

Por que estudar na Argentina?

As Universidades Argentinas possuem um reconhecimento acadêmico internacional muito bom.

Sua metodologia de ensino é de sala de aula invertida, onde o conteúdo teórico passa a ser estudado em casa, de forma antecipada a aula, e as atividades e esclarecimento de dúvidas em sala de aula.
A metodologia vem sendo utilizada nas principais Universidades do mundo como Harvard, Stanford,  Massachusetts Institute e Duke University. Essa é uma forma de incentivar a transição do aluno de uma posição passiva como ouvinte, para uma posição protagonista no seu processo de ensino e aprendizagem.

E além de terem um alto padrão de excelência e qualidade acadêmica, as Universidades Argentinas possuem ingresso sem vestibular e são gratuitas.

 

Qual a desvantagem de estudar na Argentina?

É normal encontrar alguns desafios durante essa jornada, mas isso é bem relativo, variando de pessoa para pessoa. Algumas pessoas se adaptam mais rápido que outras, e a dificuldade de um estudante não necessariamente é a de todos.

Mas alguns pontos que acabam sendo um desafio no início são:
- Distanciamento dos familiares e amigos
- O desafio de aprender um novo idioma
- Adaptação com o clima e a cultura portenha
- Adaptação com a metodologia de ensino
 

Qual a vantagem de fazer Medicina na Argentina?

Sem dúvidas é a economia de tempo e dinheiro.

Se você tiver perfil, poderá ingressar em Universidades gratuitas como a UBA ou a UNLP, o curso é inteiramente gratuito. E mesmo no caso das instituições privadas, as mensalidades acabam custando bem abaixo do que é cobrado no Brasil, variando entre R$800,00 a R$2.500,00.
 
E podemos ir além disso...
Buenos Aires foi considerada a melhor cidade para estudantes da América Latina de acordo com o Ranking QS Best Student Cities 2023, e a melhor cidade latinoamericana para viver, de acordo com a revista britânica The Economist.

É uma cidade fortemente universitária, que recebe estudantes de todos os lugares do mundo, é uma experiência cultural e acadêmica incrível. 
 
 

Confira abaixo a lista de vantagens e desafios mais citados por estudantes brasileiros em Buenos Aires:

1-Viver longe da família e dos amigos

Longe de ser a mesma coisa, passar as férias longe de casa é bem diferente de ir morar em outro país.

Ter uma nova casa, dividir o seu apartamento com outras pessoas, ter responsabilidades que antes você não tinha como limpar e organizar o seu apartamento, fazer as compras, cozinhar e lavar as suas roupas, juntamente com a saudade do carinho e afeto das pessoas que você mais ama, dificultam o pouco a nossa adaptação, mas passa, um dia de cada vez e quando você menos esperar já saberá como lidar com o famoso aperto no coração.
 

2-Adaptação com o clima

Isso depende muito de onde você mora, eu sou baiana e sofri muito com o clima de Buenos Aires.

Acostumada com sol o ano inteiro, praia e aquele calorzinho, chegando em Buenos Aires sofri bastante com o outono e inverno da cidade, mas tudo em Buenos Aires é climatizado, você sabendo as roupas adequadas para cada estação é tranquilo. 
 

3-Comunicação

Durante os primeiros dias, a comunicação será um grande desafio.

É muito frustrante querer se comunicar e não conseguir, então o ideal é focar no idioma e tentar ao máximo evitar falar português, buscando sempre assistir filmes, jornais e documentários em espanhol, escutar músicas argentinas e buscar revistas ou livros de temas que te interessem.

Evitar estar sempre rodeado de brasileiros também faz toda diferença para o aprendizado e domínio do idioma. 
 

4-Adaptação com a nova cidade

Chegar em uma cidade nova é sempre um desafio não é mesmo? Demora um pouco para aprender a se locomover pela cidade, saber quais ônibus e linha de metrô pegar, onde descer, enfim, como chegar no nosso destino.

No início, recomendo que utilize o aplicativo “como llego” que te mostra todas as opções para chegar aonde você deseja.
 

5-Adaptação com a cultura e costumes dos argentinos

Só de sair da nossa cidade, já percebemos algumas diferenças culturais, no trânsito, na gastronomia, no estilo e ritmo de vida, imagina saindo do nosso país?

É tudo novo, são formas de pensar diferente, valores, cultura, costumes, ritmos, tudo, é um processo bem legal, dá para aprender muitas coisas novas.
 

6-Valorização profissional

Sabemos que essa é uma experiência que tem valorizado muito os profissionais e hoje, não só pelo fato de dominar um segundo ou terceiro idioma, mas pelos valores e habilidades adquiridas durante essa experiência.

Qualquer pessoa, de qualquer área e formação, deveria ter a experiência de fazer um intercâmbio no exterior. Aprendemos com a formação acadêmica, mas também aprendemos muito sobre os costumes, leis, gastronomia e principalmente sobre os valores da cultura local, o que para mim, desperta uma nova visão da vida.
 

7-Maturidade, independência e segurança

Os resultados no final de uma jornada como essa é uma pessoa mais preparada, segura e independente para tomada de decisões em sua vida. É vivendo no exterior que aprendemos a improvisar, que nos tornamos independentes, que aprendemos a valorizar mais as coisas, nos tornamos mais cuidadosos e atenciosos.

Aprendemos a nos defender, ficamos em estado de alerta e otimizamos o nosso tempo com as milhares de atividades que temos que fazer sozinhos (estudar, lavar, passar, arrumar, comprar, organizar, pagar contas, etc) e é essa a experiência que não conseguimos vivenciar estando na nossa zona de conforto, é necessário ir para fora para desenvolver.
 
A adaptação é um processo de ajustamento, que pode durar dias ou meses, cada pessoa vivencia de uma maneira diferente. É interessante buscar algumas estratégias de enfrentamento que te ajudem a passar por esse período de maneira leve e funcional.
 
 

Leia mais:


Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.
 
buenosaireseducacional profile pic

Buenos Aires Educacional (@buenosaireseducacional)

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

QUEM SOMOS

  Atuamos desde 2011 assessorando estudantes brasileiros a ingressarem em Universidades Argentinas. Entre os nossos principais serviços, estão os trâmites de admissão e imigratórios, assim como cursos de espanhol preparatórios.

FALE CONOSCO

Rua Arthur de Azevedo Machado, 1459, Costa Azul, International Trade Center, sala 1603- Salvador/Bahia

Newsletter

Pesquisar