Qual a diferença de ingressar em março ou em agosto?

Qual a diferença de ingressar em março ou em agosto?

As Universidades possuem dois ciclos de ingresso. Entenda quais são as diferenças e organize o seu calendário acadêmico.

No post de hoje você entenderá as principais diferenças entre ingressar em março ou em agosto.
 

Faculdades Argentinas

Argentina é um dos mais importantes polos universitários da América Latina e do Mundo, tendo reunidas, algumas das melhores Universidades presentes no ranking QS World University.

Buenos Aires reúne grandes nomes de instituições com prestígio e reconhecimento acadêmico, e o grande atrativo para o público universitário internacional é a possibilidade de estudar em Universidades públicas, de maneira gratuita mesmo na condição de um estudante estrangeiro. Além disso, a modalidade de ingresso sem vestibular é um grande divisor de águas.
Leia mais: Conheça as Faculdades Argentinas
 

Ingresso sem vestibular

As Faculdades de Buenos Aires possuem ingresso sem vestibular. A metodologia sequer é conhecida pelos argentinos. Nas instituições, sejam elas públicas ou particulares, o ingresso inicialmente ocorre por meio da apresentação dos documentos e trâmites que são solicitados pela secretaria de admissão da Universidade. Estando tudo ok, a matrícula é realizada na carreira desejada.

Mais de 90% dos estudantes embarcam para Buenos Aires para ingressar no curso de medicina, mas nos últimos 2 anos, carreiras como arquitetura, psicologia, cinema, artes e engenharia tem tomado força.
 
Depois de realizar a matrícula, o aluno deve participar de um curso de ingresso da instituição. Esse curso tem como objetivo nivelar os conhecimentos dos alunos, de maneira que todos ingressem com a mesma base de conhecimento. As disciplinas são de caráter introdutório à vida acadêmica e a carreira em formação.
 
O curso de ingresso não é eliminatório e não tem concorrência com outros alunos. Tanto a duração do curso de ingresso como as disciplinas variam de acordo com a Universidade, por isso é importante que você receba uma boa orientação da agência que contratar, com isso você pode entender as particularidades e os detalhes de cada instituição e fazer uma escolha mais assertiva.


Como ingressar em uma Universidade na Argentina?

Agora que você já sabe que pode estudar em uma Faculdade pública ou particular e que o ingresso é sem vestibular, agora entenda como dar início a essa acadêmica na Argentina.

3 passos para Estudar na Argentina:

1º) Conheças as Faculdades

Entre em contato conosco para conhecer todas as Universidades que trabalhamos. Existem instituições públicas e privadas, com ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano, com cursos de ingresso cursos e mais longos.
 
A ideia é que você possa conhecer as Universidades, definir qual te atende melhor, e iniciar o seu processo de admissão, seguindo todos os requisitos solicitados pela secretaria acadêmica da instituição escolhida por você. 
 

2º) Inicie os seus Trâmites

Existem alguns documentos e trâmites que são comuns entre todas as instituições, mas é importante que você realize o seu processo de admissão voltado para a Universidade que você pretende ingressar, já que podem existir diferenças nos prazos para entrega dos documentos e dos trâmites solicitados.
 
Todo o processo demora entre 4 e 6 meses, podendo levar um pouco mais. 
 
Parte desses trâmites são realizados no Brasil e a outra parte na Argentina. Alguns deles são realizamos de maneira independente pelos gestores da agência e em outros são de caráter pessoal, ou seja, você também deverá estar presente.  Ao serem finalizados, você já poderá realizar a sua matrícula na Universidade.

3º) Estude Espanhol

Grande parte das Universidades exigem uma certificação de proficiência em espanhol, que pode ser obtida por meio de uma prova online como a do SIELE. Assim que você iniciar o seu assessoramento conosco, liberaremos o acesso ao curso preparatório para o exame.
 
Mas além da certificação, é necessário buscar o domínio prático do idioma, e para isso, a vivência em Buenos Aires contribui muito. Estar nas ruas, se comunicando com pessoas, dialogando em diferentes espaços te trará mais segurança, então aproveite para se aproximar de estudantes nativos e ter uma imersão na cultura local. 
 

Quando posso ingressar na Faculdade?

Em março ou agosto. Algumas Faculdades Argentinas possuem ingresso apenas anual, ou seja, uma vez por ano em março. Mas existem algumas instituições que além de março, oferecem ingresso em agosto, e existem alguns detalhes que você precisa considerar antes de escolher quando vai ingressar.
 

1- Matérias anuais

Esse é o principal diferencial. Ainda que a Universidade ofereça ingresso em agosto, ao finalizar o curso de ingresso você só poderá iniciar as disciplinas específicas do seu curso em março porque elas são anuais e só podem ser iniciadas no primeiro quadrimestre.
 
Vou dar um exemplo do que ocorre com o CBC da UBA, que é o curso de ingresso da Universidade.
  • Você pode ingressar em março ou agosto.
  • Você tem 3 disciplinas no primeiro quadrimestre e 3 disciplinas no segundo quadrimestre.
  • Se você iniciar o CBC em agosto, você vai cursar 3 disciplinas de agosto a dezembro, e 3 disciplinas de março a julho, finalizando o primeiro ano. Mas não poderá iniciar o segundo ano em agosto, porque as disciplinas são anuais e iniciam apenas em março.
  • Nesse caso você terá duas opções. Esperar até março do ano seguinte para iniciar as disciplinas anuais ou cursar as 6 disciplinas juntas de agosto a dezembro para que em março você possa iniciar o segundo ano.
 
Essa não é uma regra para todas as Faculdades. Entre em contato conosco para conhecer as especificidades do ingresso da instituição que te interessa.
 

2- Documentos e trâmites

As inscrições abrem em julho e as aulas iniciam em agosto. Como esse intervalo é bem curto, todos os documentos e trâmites devem estar concluídos e devem ser apresentados no dia da matrícula. 
Não existe prazo para entregar documento ou trâmite depois e o período de matrícula é bem curto.
 

Quais são as vantagens das Faculdades Argentinas?

  • São 25 Universidades Argentinas entre as Melhores do Mundo
  • Tem ingresso sem vestibular e sem concorrência
  • Universidades públicas e gratuitas
  • Já receberam Prêmios Nobel
  • Método PBL
  • Incentivo a iniciação científica nacional e internacional
  • Acordos e convênios com instituições de diferentes lugares do mundo 
  • Faculdades particulares com baixo custo de mensalidade devido a desvalorização do peso argentino

Leia mais:

Medo de não gostar de Buenos Aires

Somos uma agência especializada no processo de admissão em Universidades Argentinas, admitindo mais de 200 alunos por ano. Além de realizar todos os trâmites solicitados, oferecemos um curso preparatório para o exame de proficiência de espanhol e o processo imigratório para obtenção do DNI com visto permanente no país, seguro viagem, recepção e traslado do aeroporto, entre outros serviços.
 
buenosaireseducacional profile pic

Buenos Aires Educacional (@buenosaireseducacional)

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

cta-logo

QUER ESTUDAR EM BUENOS AIRES?

CONHEÇA AS UNIVERSIDADES QUE TRABALHAMOS.

QUEM SOMOS

  Atuamos desde 2011 assessorando estudantes brasileiros a ingressarem em Universidades Argentinas. Entre os nossos principais serviços, estão os trâmites de admissão e imigratórios, assim como cursos de espanhol preparatórios.

FALE CONOSCO

Rua Arthur de Azevedo Machado, 1459, Costa Azul, International Trade Center, sala 1603- Salvador/Bahia

Newsletter

Pesquisar